O superintendente da Secretaria de Patrimônio da União de São Paulo, Denis Selymes, assinou na manhã de sábado em Marília o o Termo de Cessão de Uso da área para a implantação do Campus da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), que prevê iniciar obra da sede própria após 56 anos de atividade.
Falta agora a liberação de recursos públicos. A instituição deve iniciar o projeto com apoio de empresas e da comunidade, mas espera entre outras medidas repasse de R$ 62 milhões já previstos no orçamento e registrados pelo Ministério da economia.
A Famema já havia recebido a transferência do terreno, que foi revogada pela União para transformação em cessão de uso da área por tempo determinado e renovável.
O campus vai ocupar 12 mil metros quadrados na Avenida Tiradentes, 1073, com estruturas como ambulatório didático, prédios acadêmicos da graduação e da pós-graduação, biblioteca, laboratórios, anfiteatros, restaurante universitário, administração e estacionamento.
Diversas atrações marcaram a programação da solenidade considerada histórica para a Instituição. Shows e homenagens integraram a programação. A cantora Bruna Gonçalves, a dupla Lívia e Eloá e a Bateria Batrucutu dos estudantes de Medicina da Famema fizeram apresentações no evento.
A solenidade contou com a participação de funcionários, professores, estudantes e diretoria da Famema, também com a imprensa e autoridades municipais do Executivo e do Legislativo de Marília e municípios da região.
Discursos emocionados enalteceram a importância da conquista para a Famema. Fizeram pronunciamentos: a vereadora Vânia Ramos, o docente Igor Bienert, a vice-diretora da Famema, Dra. Haydée Maria Moreira; o presidente da Câmara de Marília, Marcos Rezende; o diretor-geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz; o prefeito de Marília, Daniel Alonso e o deputado Federal Vinícius Carvalho.