Marília

Empresário que atirou em PMs em Marília é absolvido, deve ser internado e segue preso

Empresário que atirou em PMs em Marília é absolvido, deve ser internado e segue preso

O empresário Francis Vinícius Bez Angonese, preso desde a madrugada de 30 de setembro de 2021 por atirar contra policiais militares em Marília, foi absolvido da acusação de tentativa de homicídio para ser encaminhado a internação compulsória por pelo menos três anos.

A decisão da 3ª vara criminal de Marília foi publicada nesta segunda-feira no site do Tribunal de Justiça e acompanha um laudo médico que considerou o empresário inimputável – sem possibilidade de sofrer penas – pelo crime em função de suas condições psicológicas no momento dos fatos.

O empresário disse em depoimento que no dia dos fatos tomou “seis de seus medicamentos controlados” para uma crise de ansiedade, consumiu bebidas alcóolicas e depois só se recordava de ter acordado no Hospital das Clínicas na UTI.

A internação atende também parecer do Ministério Público, que defendeu a absolvição imprópria com imposição de medida de segurança.

O juiz Fabiano da Silva Moreno desataca que o laudo médico concluiu que o acusado preenche critérios diagnósticos para Transtorno Afetivo Bipolar com Episódio de Mania e Sintomas Psicóticos e que, em razão disso deve ser considerado inimputável.

“Não resta outro caminho senão a absolvição imprópria do acusado, com o reconhecimento de sua inimputabilidade…aplico a medida de segurança de INTERNAÇÃO, em estabelecimento adequado, por prazo indeterminado, sendo, no mínimo, de 03 (três) anos”, conclui o juiz.

A sentença também manteve a ordem de prisão. Ou seja, Francis esperar detido a indicação de vaga na instituição ou prazo de recurso contra a decisão.

O CASO

Francis Angonese disparou contra os policiais que atendiam denúncia de vizinhos depois de o empresário fazer disparos para o alto com uma carabina. Atirador esportivo, ele tinha mais duas armas na casa.

Os policiais foram ao endereço, na rua Monteiro Lobato, e tentaram negociar a saída do empresário, que gritava ameaças do lado de dentro do imóvel. O portão foi aberto e Francis saiu atirando com uma pistola.

Dois policiais foram atendidos, socorridos e passam bem. O empresário também foi baleado. A apuração mostrou que ele havia feito uso de medicamentos controlados com bebida alcóolica.