A escola estadual Dirce Belluzzo, de Vera cruz, encerrou com apresentação de estudantes um projeto especial de estudo, pesquisa e exposição de trabalhos sobre o centenário da Semana de Arte Moderna, comemorado em 2022.
Além de aprender sobre o importante movimento que influenciou toda a produção artística no país nos anos seguintes, o projeto permitiu aos estudantes se tornarem protagonistas na apresentação dos estudos.
A pesquisa atravessou as diferentes formas de expressão cultural envolvidas na Semana de Arte Moderna e criou salas de apresentação por temas.
A Sala O Quinze, inspirada na obra homônima de Rachel de Queiroz, por exemplo, contou com reproduções das cenas da obra, uma apresentação da aluna Maria Julia e o canto “O tempo e o vento”: Profº Dr. Valdeci, do Centro de Tradições Gaúchas apresentando a cultura gaúcha e comentando sobre o escritor Erico Veríssimo.
A Sala Monteiro Lobato reuniu cartazes e maquetes demonstrando o ciclo de contaminação do amarelão, verminose que acometeu o Jeca Tatu, personagem de Monteiro Lobato.
Os estudantes representaram os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, a maior obra de Monteiro lobato, e montaram ainda uma Instalação de poesia concreta; fachada do Teatro Municipal de São Paulo e Ipê Poético.
O projeto envolveu Cerca de 40 pessoas da unidade, que tem 450 estudantes – 200 do ensino médio e 250 do ensino fundamental anos finais – e mobilizou gestores, professores, funcionários e estudantes. Veja na galeria mais imagens da exposição.