O arcebispo do Brasil e núncio apostólico para a América Latina da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Dom Tito Paulo George Hanna, vai estar em Marilia nesta quarta-feira para uma série de compromissos que envolvem encontro com autoridades e celebrações.
Dom Tito estará na Câmara e na prefeitura. Participa ainda de celebrações às 14h e 19h30, na rua Coronel Galdino de Almeida, nº 172, onde a Sirian mantém uma igreja em homenagem à Nossa senhora Desatadora de Nós, uma santa ucraniana.
A Sirian Ortodoxa é uma igreja cristã de origem apostólica, de tradição e rito oriental, parte da comunhão das Igrejas Orientais Ortodoxas. No Brasil, chegou na primeira metade do século XX com os imigrantes orientais (Síria, Líbano, Turquia, Iraque, Palestina etc) e posteriormente estabeleceu missões que chegam a 11 estados e pelo menos 50 paróquias e comunidades missionárias.
De acordo com o padre Pedro Henrique, responsável pela Igreja em Marília, o arcebispo vem de Brasília para fazer uma visita pastoral em Assis, Marília e Londrina.
“Em Assis, onde há a primeira comunidade de rito oriental e ortodoxa da região, teremos o lançamento das obras do Santuário de Santo Expedito, com capacidade para 600 pessoas. Aqui na região, as comunidades ortodoxas são recentes. Em Marília, o início das atividades foi em 2018 e, aos poucos, estamos começando as obras das igrejas”, explicou.
Marília também terá uma catedral ortodoxa e será na região Oeste, perto da Unimar (Universidade de Marília). “Quando construirmos nosso santuário aqui na cidade, será a primeira igreja pública do interior paulista dedicada à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, uma santa ucraniana”, complementou o padre.
Nascido em 1961, em Musul (região de Nínive) no Iraque, Dom Tito cursou a Faculdade de Mecânica, prestou Serviço Militar e ingressou no seminário e na Faculdade de Teologia de Santo Efrém. Atuou como professor de Sagrada Escritura e Liturgia nos anos 90.
Entre 1994 e 1999, foi enviado por Sua Santidade Moran Mor Inácio Zakka I Iwas para estudar na Faculdade de Teologia de Atenas, na Grécia. No dia 20 de junho de 1994 recebeu o véu monástico e foi ordenado diácono evangelista. Foi ordenado sacerdote em 1996, atuou na Suécia e posteriormente no Mosteiro e Seminário Teológico de Santo Efrém, em Damasco – Síria, até 2011.