A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será emitida a partir desta quarta-feira (1º). Entre as mudanças, será possível o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, de acordo com informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Além disso, o novo documento passa a ter um código internacional utilizado nos passaportes, que permite aos motoristas embarcarem em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
Outra novidade da nova CNH fica por conta da nova tinta fluorescente empregada , que brilha no escuro, na respectiva impressão. Ela também ganha itens visíveis apenas com luz ultravioleta, além de um holograma na parte inferior do documento.
A nova CNH também vai trazer uma tabela para identificar quais veículos que o motorista está autorizado a guiar, além de dados sobre o exercício de atividade remunerada e possíveis restrições médicas.
Não houve mudanças em relação aos prazos de validade da nova CNH . Continuam valendo dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco para cidadãos com 50 a 69 anos; e três para condutores com 70 anos ou mais.
Vale lembrar que a substituição será gradativa, portanto só renovada no momento que da renovação ou emissão da segunda via do documento e terá um QR Code que poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos.