A Câmara de Marília incluiu na pauta da sessão da próxima segunda-feira, dia 20, a votação do projeto de lei que promove a revisão do Plano Diretor de Turismo na cidade com propostas para incentivar negócios, lazer, cuidados ambientais, investimentos públicos e crescimento com op setor.
O projeto depende da apresentação de pareceres e encaminhamento da pauta e segue uma proposta desenvolvida pela Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento econômico em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, que reúne integrantes de diferentes setores da comunidade.
A revitalização do Bosque Municipal, implantação de mirantes, parques, espaços para bikes, lazer, museus e até vida noturna estão entre os cenários de evolução do turismo.
Outras propostas são mais ousadas e arrastam discussão de décadas, como aproveitamento da área ao lado da ferrovia para formação de um parque linear.
A proposta de reforma do Plano Diretor de Turismo envolve ainda uma análise das condições gerais para incremento do setor, como avaliação de pontos fortes, fracos e oportunidades a serem aproveitadas.
Entre as oportunidades, apresenta estrutura de polo regional e tendências de comportamento em ciclismo, esportes de aventura e espaços rurais, fuga dos grandes centros, entre outros.
Conheça algumas das inovações
– Parques
Lista como futuros cenários o Parque da Cascata, Parque do Bosque Perdido, Parque dos Itambés e Parque Linear da Ferrovia.
– Museus
Além dos já existentes Museu Pedagógico e Museu de paleontologia, prevê um Museu do Café, Museu do esporte e memorial da TAM
– Trilhas e turismo rural
Prevê implantação de porteiros de trilhas e cachoeiras, circuitos de bike e implantação de mirantes em pontos de observação dos vales. Lista 14 pontos de turismo rural e ecológico na cidade
– Revitalização
Prevê reforma da Rodoviária, roteiro de passeios pelo centro, roteiro de atividades noturnas e formação da “Praia da esmeraldas” como ponto de lazer e convivência
A cidade tem um plano aprovado em 2018. A revisão é uma das exigências para manter o reconhecimento como Município de Interesse Turístico e receber repasses anuais para projetos na área.
Entre os eventos já existentes, lista o Japan Fest, Undokai, encenação da Paixão de cristo, Bagunça do circo, Copa SP de Futebol e a Parada da Diversidade. Também lista pontos culturais e históricos, o que inclui o teatro, Centro de Cultura, igrejas, templos e outros. Veja a íntegra do projeto no site da Câmara