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Já rodamos com as novas Honda CB 500F e Honda CB 500X

Já rodamos com as novas Honda CB 500F e Honda CB 500X


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Os motores de dois cilindros paralelos já moveram algumas das mais importantes motocicletas da história, inclusive algumas da Honda. Mesmo lá no passado, quando a maioria dos motores eram monocilíndricos mas já havia modelos superiores com motores longitudinais de quatro cilindros, eram as bicilíndricas as motocicletas mais versáteis e as mais velozes.

Vamos contar a saga das ancestrais da atual Honda CB 500 , no entanto, começando pelos anos 60. A Honda já fabricava muitos modelos com motores de dois cilindros paralelos, alguns, até, de pequena cilindrada, mas a mais popular de todas era mesmo a Honda CB 350 , motocicleta que fez muito sucesso no mundo e no Brasil, devido à sua robustez e sua simplicidade.

Sua irmã maior, no entanto, era a mais temida da marca, a Honda CB 450 DOHC, com duplo comando de válvulas no cabeçote e muito mais potência. Tanto que seu apelido era Black Bomber. Era a motocicleta mais veloz da Honda, até que, em 1968, chegou a tão endeusada Honda CB 750 Four , com motor de quatro cilindros transversal.

Como um irmão mais velho que se retrai de ciúmes quando chega uma criança nova em casa, a velha “DOHC” já não era assim tão desejada, mesmo ainda sendo muito competente. Em meados dos anos 70, ela passou por um bom programa de rejuvenescimento e se tornou a Honda CB 500T (T de Twin, com um icônico banco marrom que a marcou para sempre na memória motociclística).

Ainda assim, era menos festejada do que qualquer outra Honda com motor de quatro cilindros que começaram a chegar de montão (CB 350 Four, CB 500 Four, CB 400 Four e CB 550 Four).

Na primeira apresentação da nova linha 2023 da Honda CB 500 , que já tem mais de um mês, o fabricante mostrou a linha do tempo das Honda bicilíndricas de média cilindrada, porém começou com a mais conhecida dos brasileiros, a Honda CB 400 de 1980.

Para mim, a história começou bem antes, na Black Bomber . A CB 400 brasileira se tornou CB 450, ganhou uma versão esportiva, a CBR 450SR, e saiu de cena 14 anos depois.

Sua sucessora veio apenas em 1997, uma Honda CB 500 moderna e totalmente diferente da velha conhecida. Seu motor de dois cilindros paralelos tinham os pistões subindo e descendo alternadamente, enquanto a anterior tinha os dois pistões subindo e descendo ao mesmo tempo.

Só esse detalhe já foi suficiente para diferenciar completamente o funcionamento dos dois motores. Mesmo bem mais evoluída, a Honda CB 500 não teve a mesma popularidade da CB 400 e, por causa disso, atualmente é um modelo considerado “cult”.

Enfim, as novas Honda CB 500 chegaram em 2013, em três versões, a naked CB 500F, a esportiva CBR 500R e a uso misto CB 500X. Passaram por uma leve renovação em 2017, para a linha 2018, e agora chegam à linha 2023, sem a versão esportiva.

Quase uma década depois, Honda CB 500F e CB 500X satisfazem plenamente o motociclista que busca uma motocicleta moderna, confortável e com um desempenho bastante satisfatório.

Para os fiéis à marca, as duas 500, cada uma com seu estilo próprio, representam o degrau entre as motocicletas de baixa cilindrada, neste caso a monocilíndrica Honda CB 250F Twister , e seu próximo desejo, a naked Honda CB 650R ou a esportiva CBR 650R, ambas com motores de quatro cilindros em linha.

Para conhecer as novidades da Honda CB 500F e da Honda CB 500X , percorremos caminhos diversos por auto-estradas, estradas secundárias, com muitas curvas e serras, e caminhos de terra (apenas para a X).

A Honda CB 500X tem um uso bem mais abrangente, comportando-se de forma impecável nas curvas e passando sem grande problemas por caminhos alternativos. Poderia ser mais agressiva na terra, se tivesse pneus mais adequados para isso, o que, certamente, poderia lhe tirar um pouco de desempenho no asfalto.

Já a Honda CB 500F, apesar de não ser uma esportiva como era a antiga CBR 500R – atualmente fora do line-up da marca –, empolga bem mais em estradinhas viradas de bom asfalto do que a X.

A principal mudança na linha 2023 da Honda CB 500 está na suspensão dianteira, que passa a ter, agora, um garfo invertido Showa de 41 mm do tipo SFF-BP USD. As duas versões têm essa suspensão, com diferença apenas no curso da roda, 120 mm na F e 150 mm na X.

Tem novidade também nos freios: a duas motocicletas têm agora dois discos de 296 mm (antes era apenas um disco de 320 mm), com pinça de dois pistões e fixacão axial na CB 500X e pinça de quatro pistões e fixação radial na CB 500F.

A Honda CB 500F tem, agora, rodas mais leves, com cinco raios em forma de Y, enquanto que na Honda CB 500X apenas a roda dianteira mudou, para acomodar o novo par de discos de freio.

De acordo com o fabricante, essas e algumas outras pequenas alterações deixaram as duas motocicletas mais equilibradas, com distribuição de pesos de praticamente 50/50 entre as rodas dianteira e traseira. O motor bicilíndrico refrigerado a água tem 471 cm 3 de cilindrada e cabeçote DOHC, com duplo comando de válvulas. A potência desse motor é de 50,2 cv.

Disponível nas cores vermelha, prata e cinza, a Honda CB 500F tem preço sugerido de R$ 39.100. A Honda CB 500X tem as cores vermelha, prata e verde e custa R$ 41.600.

Fonte: IG CARROS