A popularidade dos scooteres elétricos cresceu a um ritmo surpreendente nos últimos cinco anos, quando as pessoas sentiram a necessidade de um transporte mais rápido e ecológico.
Nos EUA, por exemplo, o mercado local não para de crescer, e se mantém na liderança, seguido de mercados europeus e latino-americanos e, por último, a região Ásia-Pacífico.
Os avanços tecnológicos também não param e a última atualização tecnológica é o primeiro “sistema de assistência de equilíbrio” do mundo para scoteeres elétricos, patenteados pela Honda e Striemo Inc.
Batizado de ‘Striemo’, a solução que visa uma condução segura e sustentável na cidade, consiste em uma tecnologia empregada em um triciclo da marca com o primeiro “sistema de assistência ao equilíbrio” do mundo. O dispositivo é intuitivo e evita quedas, independentemente da velocidade em que é conduzido.
Usando estudos baseados em corridas de reações humanas e a tecnologia de controle de equilíbrio que a Honda desenvolveu ao longo dos anos, o Striemo é um meio de transporte especial projetado para reduzir a ansiedade de se equilibrar durante a condução.
A estrutura única do novo Striemo é baseada em um mecanismo original de assistência ao equilíbrio, onde o equilíbrio do centro de gravidade é calculado com base em um décimo de milímetro.
Pesando apenas 20 kg, o triciclo tem velocidade máxima de 25 km/h e autonomia de cerca de 30 km com tempo de carregamento de 3,5 horas , de acordo com a startup originada do IGNITION (Programa de Criação de Novos Negócios da Honda).
O Striemo está programado para ser vendido primeiro para consumidores japoneses e como micromobilidade móvel para instalações comerciais, aeroportos, armazéns, canteiros de obras, seguido pelo mercado ocidental em 2023.