O Sebrae São Paulo recebe até o dia 8 deste mês as inscrições para dois editais que vão selecionar bolsistas para o projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), incluindo a modalidade rural. O valor das bolsas varia de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil, dependendo do nível de escolaridade do participante. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de julho, no site oficial. O processo inclui 20 vagas em Marília – oito Rural e 12 ALI produtividade – além de cadastro de reserva na cidade.
A primeira seleção terá 400 vagas para pessoas com Ensino Superior, independentemente do curso, com mais 1.200 oportunidades voltadas ao cadastro reserva. Será preciso ter experiência como profissional de, pelo menos, seis meses em gestão e/ou empreendedorismo e/ou inovação e/ou pequenos negócios e/ou outra área de atuação empresarial e/ou institucional.
Também serão oferecidas 40 bolsas destinadas a candidatos com pós-graduação em qualquer área de conhecimento, além de 120 para cadastro reserva. Para esse perfil é necessário ter experiência como profissional de nível superior de, pelo menos, 12 meses em gestão e/ou empreendedorismo e/ou inovação e/ou pequenos negócios e/ou outra área de atuação empresarial e/ou institucional e em atividades de orientação técnica.
Na segunda seleção, para atuação como ALI Rural, estão previstas 200 vagas imediatas para concorrentes com graduação nas áreas de engenharia agronômica, engenharia florestal, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, medicina veterinária, zootecnia, gestão do agronegócio, tecnólogo em agronegócio, tecnólogo em alimentos ou áreas afins das ciências agrárias ou dos alimentos, ou em outros cursos de graduação compatíveis às áreas de conhecimento de Agronegócios. Também há a reserva de mais 600 vagas.
O edital do ALI Rural conta ainda com 20 oportunidades (mais 60 de cadastro reserva) para pós-graduados na área de ciências agrárias ou afins, com experiência comprovada como profissional de nível superior de, no mínimo, seis meses, em atividades práticas relacionadas a projetos de pesquisa agropecuárias e/ou desenvolvimento rural no Brasil e/ou com pequenos produtores rurais ou MPE.
Os processos seletivos terão três fases: análise documental, avaliação de conhecimento e avaliação de habilidades e perfil. As bolsas terão a duração de até 23 meses, com atuação em campo em todo o estado de São Paulo. Durante o período de vigência do projeto, o desempenho dos bolsistas será sistematicamente avaliado por instrumentos de acompanhamento e avaliação de resultados.