Arte & Lazer

'Mundo Pixar': exposição imersiva leva visitante a mergulhar em filmes

'Mundo Pixar': exposição imersiva leva visitante a mergulhar em filmes


source

Imagine a cena: você tem o tamanho de um brinquedo e entra no quarto do Andy, o garotinho protagonista de “Toy Story”. Ou você tem o tamanho de um rato e entra na cozinha do chef Auguste Gusteau, o cozinheiro do filme “Ratatouille”. Estas imagens serão realidade na nova exposição imersiva da Pixar, criada especialmente para o público brasileiro, a primeira e única desse tipo no mundo inteiro.

O “Mundo Pixar”, uma experiência pelas histórias da Pixar Animation Studios que abre as portas dia 20 de julho, já é considerado o maior evento da empresa já realizado no mundo em extensão, contando com 2,8 mil m² de área total, divididos em espaços temáticos inspirados nos filmes icônicos do estúdio, como “Up: Altas Aventuras”, “Toy Story”, “Carros”, “Divertidamente”, “Ratatouille”, “Procurando Nemo”, “Os Incríveis”, “Monstros S.A.” e os mais recentes “Soul” e “Lightyear”. O público poderá caminhar, tocar, ouvir e se sentir exatamente como se estivesse dentro de todos esses filmes de verdade.

Claudia Neufeld, uma das executivas da Disney e que está à frente do projeto, é fã de “Divertidamente e conta em entrevista exclusiva ao iG Turismo que a concepção da ideia surgiu da equipe brasileira, o que tem surpreendido muito ao público. Segundo ela, a Pixar Studios, que fica nos Estados Unidos, recebeu a proposta dos executivos daqui, amaram a ideia e já abraçaram a causa de imediato.

“A gente trabalha e muito com a colaboração deles. Os artistas de lá são minuciosos e analisam detalhe por detalhe, como o fio do cabelo, o tecido da roupinha, o tamanho, as cores, tomamos todo o cuidado para que seja o mais fiel possível”, explica.

José Franco, também executivo da Disney no Brasil, diz que, desde o início, o projeto deste evento era gigantesco. Pela magnitude da ideia, eles precisaram encontrar um local na cidade de São Paulo, a maior cidade do país, que tivesse espaço suficiente para abrir uma tenda do mesmo porte e também ser de fácil acesso para todos os tipos de público. Por isso o Shopping Eldorado, na Zona Oeste da Cidade, foi escolhido para receber a exposição imersiva.

“Ali encontramos segurança, um setor de alimentação, facilidade para chegar de carro e transporte público, até mesmo com acesso a um heliponto. Então foi um casamento perfeito! Tivemos conosco a parceria da empresa SolutionOff que nos mostrou o local e a gente assinou embaixo”, comenta.

Outra ideia dos organizadores é que o visitante use o celular apenas para tirar fotos ou fazer vídeos das locações e, fora isso, mergulhe no universo Pixar para esquecer dos problemas que ficaram do lado de fora.

“O pós-pandemia nos faz querer estar em lugares mais reais, num percurso superbacana, de um jeito que tira um pouco as crianças da tela”, explica José Franco. “A forma como o conceito foi concebido é: uma vez que você entrou no ‘Mundo Pixar’, a partir daquele momento você desconecta do mundo externo, seja o que for, e passa a entrar numa grande aventura por uma hora ou o tempo que quiser ficar lá dentro”, completa.

E, por falar em pandemia, este evento só foi possível colocar em pé porque a Covid-19 deu finalmente uma trégua. Claudia revela que o projeto nasceu antes de começar a quarentena e, nestes dois últimos anos, a equipe aproveitou para traçar detalhadamente todos os parâmetros necessários para realizar a ideia.

“A gente discutiu muito criteriosamente, internamente e com muitas pessoas sobre isso. Foram várias reuniões por causa da pandemia. Já tivemos outras datas possíveis antes, mas não nos sentíamos seguros para fazer naquele momento e agora entendemos que tudo está mais flexibilizado, desde a Organização Mundial da Saúde, o governo federal, as escolas, os shoppings, as regras e o uso de máscara até a taxa de vacinação, tudo tem cooperado para que pudéssemos estar mais seguros de que São Paulo vive uma situação mais estável e contida. No entanto, continuamos com a preocupação de higienizar tudo o tempo todo.”

Filmes

A primeira grande produção da Pixar foi o longa-metragem de animação “Toy Story” (1995) que mudou a concepção deste tipo de filme no mundo, além de receber vários prêmios e ser indicado a diversos outros, incluindo o Kids’ Choice Award, o MTV Movie Award e o British Academy Film Award. Ao todo, a produtora já produziu 26 filmes, sendo os dois últimos “Red – Crescer é Uma Fera”, em fevereiro, e “Lightyear”, em junho.

Entre tantos clássicos, a decisão pelos títulos que estariam na exposição imersiva não foi nada fácil. Os organizadores fizeram um equilíbrio dos clássicos, como o “primogênito” e alguns mais recentes como o “Soul” e “Lightear” para atingir o maior número de fãs da produtora possível. José Franco, que é apaixonado por “Toy Story”, descreve que o pensamento deles era totalmente voltado para a experiência que os visitantes poderiam ter lá dentro.

“Não basta ter as histórias incríveis, mas pensamos em como transferir isso para o mundo real. A ideia é vivenciar cada ambiente, com uma nova experiência. Tudo foi feito minuciosamente para garantir que o visitante se imaginasse sendo parte da história”, comenta.

“Nosso desafio maior foi a proporcionalidade: como fazer a proporção certa para que o visitante pareça um brinquedo? Ao todo, já são mais de 5 mil horas trabalhadas nesse projeto. É tudo gigante. Em ‘Ratatouille’, por exemplo, você se vê do tamanho do rato e entra na cozinha dele. O trabalho de proporcionalidade é muito real. A gente tinha de saber o tamanho de cada personagem e fazer tudo proporcional”, explica Wagner Zaratin, executivo SolutionOff, responsável pela criação física da exposição e que tem um apego especial por “Procurando Nemo”.

Os artistas e animadores dos filmes foram consultados em todos os detalhes possíveis e tiveram o “poder” de falar “sim” ou “não” para tudo. Assim que o projeto foi desenhado no Brasil, eles tiveram opinião para dizer o que pensavam sobre a estampa do lençol do quarto do Andy ou a textura do papel de parede de outro cenário. Giselle Ghinsberg, também executiva da Disney no Brasil, ainda revela um detalhe: a equipe pausava os filmes em uma imagem e observavam cada detalhe para que nada passasse batido.

“A gente está falando de uma franquia que tem fãs. Então, mais do que só ter um visitante, eu tenho um fã ali. Queremos trazer a experiência que ele já tem e viveu com um filme para um produto no mundo físico”, fala. “É muito rico! A gente tem muitos elementos que compõem a cenografia que te dão essa imersão. É impressionante o nível de detalhes de aprovação da Pixar. Existem um milhão de vermelhos, mas eles querem um vermelho específico”, completa.

“Mundo Pixar”

Local:  Área externa do Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo – SP) Data:  20 de julho a 23 de outubro Classificação:  Livre (Crianças até 12 anos devem estar acompanhada por seus responsáveis) Ingressos:  https://www.eventim.com.br/ mundopixar Evento acessível

Horário de funcionamento:

Terça a quinta-feira:  10h às 20h50 (Entrada para o último circuito: 19h) Sexta, Sábado, Domingo e feriados:  10h às 22h50 (Entrada para o último circuito: 21h)

Horário de funcionamento da bilheteria:

A partir de 20 de julho Terça a quinta-feira: 10h às 20h50 Sexta, Sábado, Domingo e feriados: 10h às 22h50

Valores dos ingressos:

Individual Segunda a sexta até às 18h: R$ 60 Segunda a sexta após às 18h: R$ 70 Sábado, domingo e feriado: R$ 100

*meia entrada mediante apresentação de documentação comprovatória para o benefício

Pacotes

2 adultos e 1 criança Segunda a sexta até às 18h: R$ 141 Segunda a sexta após às 18h: R$ 165 Sábado, domingo e feriado: R$ 240

2 adultos e 2 crianças Segunda a sexta até às 18h: R$ 165 Segunda a sexta após às 18h: R$ 195 Sábado, domingo e feriado: R$ 285

2 adultos e 3 crianças Segunda a sexta até às 18h: R$ 190 Segunda a sexta após às 18h: R$ 225 Sábado, domingo e feriado: R$ 330

4 adultos Segunda a sexta até às 18h: R$ 210 Segunda a sexta após às 18h: R$ 250 Sábado, domingo e feriado: R$ 370

Fonte: IG Turismo