Marília

Ecoponto da Zona Sul estimula descarte seletivo sem pontos de coleta em bairros

Ecoponto da Zona Sul estimula descarte seletivo sem pontos de coleta em bairros

O Ecoponto Sul, localizado na Rua Joaquim Dias, bairro Nova Marília, ganhou mais atenção para descarte de material reciclável e outras formas de resíduos que não podem ser despejados com lixo doméstico após desativação de alguns pontos de coleta que eram gerenciados por uma família de coletores na cidade.

Mais estruturado, o ponto oficial sempre representou alguns benefícios no descarte, como a possibilidade de despejo de móveis, resíduos de construção e depósito de material com destinação social.

As desvantagens são localização, ao lado do Complexo de Trânsito, distante para as outras regiões da cidade, e o horário de funcionamento, das 8h às 17h entre segunda e sexta-feira.

Quando a obra do Ecoponto foi lançada havia previsão de mais unidades em outros bairros, mas elas não saíram do papel, assim como os projetos de coleta seletiva.

Edson Gilmar da Costa, responsável pelo gerenciamento do Ecoponto Sul, destaca que o local também atua com suporte para logística reversa de produtos.

“Recebemos resíduos que não são descartados no lixo domiciliar ou que fazem parte da logística reversa. Lâmpadas, pilhas, baterias e celulares, por exemplo, precisam ter o descarte correto através da logística reversa, retornando ao fabricante para reaproveitamento destes materiais”, explicou.

O Ecoponto Sul recebe restos da construção civil, podas de árvores e jardinagens, madeiras, materiais recicláveis, como metais, plásticos, vidros e papéis, além de móveis, materiais de construção em condições de reaproveitamento e eletroeletrônicos.