Veículos

DeLorean é acusada de roubar propriedade intelectual

DeLorean é acusada de roubar propriedade intelectual


O retorno da DeLorean ao mercado automotivo vem sendo marcado por espera, após longos meses de pequenos teasers até o anuncio oficial em março, o DeLorean Alpha 5 irá fazer sua primeira aparição pública no final de agosto.

Entretanto, a DeLorean vem sendo processada pela Karma Automotive, por roubo de propriedade intelectual. A Karma alega que quatro de seus empregados foram contratados pela DeLorean e levaram projetos, soluções e tecnologias que a Karma estudava e desenvolvia para aplicar em seus modelos .

Os funcionários em questão são: Joost de Vries (CEO da DeLorean), Alan Yuan (Chefe de Operações), Troy Beetz (Chefe de Marketing) e Nelio Harris (Vice-Presidente), todos trabalhavam na Karma antes de se juntarem à DeLorean .

A Nova DeLorean, oficialmente chamada de “DeLorean Motors Reimagined” e não tem nenhuma relação com a DeLorean Motor Company original, embora a nova empresa preste apoio aos donos de DMC-12 e utilize a marca DMC.

Em 2020, Stephen Wynne, dono da “nova” DeLorean, havia feito um acordo com a Karma Automotive para a produção de uma versão eletrificada do DMC-12, utilizando motores e estrutura da Karma, que possui experiência na produção de carros elétricos.

O então batizado “Projeto 88” ficou sob responsabilidade dos funcionários mencionados anteriormente, e segundo a Karma , os empregados “compartilharam informações, materiais e modelos confidenciais de forma furtiva”, com o “objetivo de usurpar a oportunidade para eles mesmos.”

Além disso, a Karma ainda acusa os ex-funcionários de “violar suas obrigações contratuais”, “consumar um acordo com a DMC” e “interferir tortuosamente nas prospectiva de negócios da Karma”.

O primeiro registro do Alpha 5 é de janeiro de 2021, quando a Italdesign, estúdio italiano responsável pelo design do modelo revelou um teaser. O modelo foi revelado em março deste ano, mas os funcionários trocaram a Karma de DeLorean entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022.

Joost de Vries, CEO da DeLorean declarou ao San Antonio Express News sua versão dos fatos:

“O projeto entre Karma/DMC acabou devido à inabilidade da Karma em fornecer o que a DMC necessitava para as conversas avançarem. DeLorean Motors Reimagined é uma empresa completamente nova, com um carro elétrico que não tem nenhuma relação com o projeto de uma réplica elétrica” Declarou o CEO.

“O Alpha 5 é um carro único na linha DeLorean e não tem nenhuma relação com a Karma em nenhuma perspectiva. Eu e meus colegas permanecemos comprometidos com a DeLorean e empolgados com os produtos que iremos trazer para o mercado”, concluiu Vries.

Fonte: IG CARROS