Alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e da Defesa Civil Estadual divulgados nesta terça-feira incluem Marília e cidades da região entre áreas de risco para tempestades e queda brusca de temperatura.
Já entre a terça-feira e a quarta podem ser registradas chuvas mais fortes, com volume entre 20mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo, segundo o Inmet. A cidade de Ourinhos, no sul do Estado,. já registrou ventos mais fortes e chuva intensa nesta tarde.
“Uma área de baixa pressão atmosférica favorece o retorno da chuva ao estado de São Paulo, com temporais na região de Presidente Prudente, Bauru e sul do estado”, projeta a plataforma Climatempo.
A Defesa Civil do Estado destaca a atuação de uma intensa massa de ar polar sobre o Estado a partir da quinta-feira, provocando queda acentuada de temperatura e momentos de frio intenso. A mínima nas regiões entre Marília e Prudente deve ficar na casa de 8º.
“A sensação térmica pode ser ainda mais baixa dependendo da região. Assim, ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e àquelas em situação de rua. Além disso, recomenda-se não fazer aquecimentos improvisados com fogueiras e manter hidratação constante.”
No sábado, a previsão é de geada no sul, sudoeste e em áreas isoladas do centro do Mato Grosso do Sul, na divisa de São Paulo com o Paraná e, de forma ampla, no Sul do Brasil. Veja abaixo em gráfico divulgado pelo Inmet.
No extremo sul do país a situação pode ser ainda mais complicada. Entre sexta (19) e sábado (20), as temperaturas mínimas previstas para Porto Alegre vão variar entre 1°C e 5°C. Já no sul e oeste gaúcho, entre -1°C e 1°C, e nas áreas altas da serra gaúcha, assim como no planalto sul catarinense, entre -6°C e -3°C.
No Paraná, as temperaturas mínimas previstas são entre -3°C e 0°C na serra e no planalto. No domingo (21), o ar frio começa a perder força, mas parte do Sul do País continua com previsão de geadas.