Marília

Esgoto - Cetesb divulga mais quatro advertências contra Prefeitura de Marília

Esgoto - Cetesb divulga mais quatro advertências contra Prefeitura de Marília

 A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgou nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado aplicação de mais quatro advertências para o município de Marília em função das estações de tratamento de esgoto.

O caso envolve discussão sobre as licenças para funcionamento dos espaços. A Prefeitura nega irregularidades, A Cetesb já havia aplicado três outras advertências.

Todos os casos tratam da combinação de três artigos de lei estadual que regulamentam o controle à poluição.

Os avisos alertam a prefeitura para as normas dos artigos 2º e 3 da lei 997, que tratam de poluição lançamento de material proibido nas águas, no ar ou no solo, e do artigo 5º, que exige autorização para funcionamento das estações.

As advertências não envolvem valores ou penalizações para a prefeitura ainda. O último comunicado da Cetesb sobre o caso indicava que a prefeitura precisa obter a licença de operação das estações.

A cidade tem três delas – nós córregos do Barbosa, Pombo e Palmital -. Um levantamento técnico para atualizar plano de saneamento básico na cidade sugere a implantação de mais uma, no Rio do Peixe.

Desde a década de 1990 o funcionamento das estações é tratado como a obra do século na cidade.

Oficialmente inauguradas no primeiro mandato do prefeito Daniel Alonso, as estações ainda aguardam outras obras de emissários e interligações.