A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será celebrada pela Apae (Associação dos pais e Amigos dos Excepcionais) de Marília com destaque para jogos adaptados e uma ‘olimpíada’ que vai trazer à cidade representantes de associações de cidades na região.
O tema da semana é “Superar barreiras para garantir a inclusão.” O evento é nacional, entre os dias 21 e 28 deste mês, e os jogos entre os dias 22 e 26 preparam alunos para a competição regional, que acontece no dia 27 (sábado), das 7h30 às 11h30. A entrada é gratuta e a Apae fica na rua Raul Torres, 70.
Os alunos participam em jogos de vôlei, basquete e futebol adaptado. Representantes da Apae em Marília, Ourinhos, Garça e Pompéia vão participar da disputa. Um vídeo produzido por educadores convoca as famílias de alunos e a comunidade a acompanhar as atividades.
“Nossos professores de Educação Física vão realizar uma série de jogos adaptados atendendo as reais necessidades de apoio dos nossos alunos e auxiliando a desenvolver seu potencial”, explica a diretora pedagógica da Apae, Renata Sândalo.
Ela explica que o foco em superação de barreiras e inclusão chama a atenção para o fato de que apesar dos direitos e avanços em legislação e políticas públicas, pessoas com deficiência ainda sofrem com preconceito e resistência à integração.
“O artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão diz textualmente que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação, mas isso ainda não acontece como deveria e como poderia”, explica a diretora.
Profissionais da Apae de Marília, Pompeia, Julio Mesquita e Garça, além do Espaço Potencial e CEMAEE, também vão participar na sede em Marília um curso de Manejo de Comportamentos de crianças com TEA e Deficiência Intelectual, ministrado pela Professora Doutora Thais Yazawa.
O presidente da Apae, Marcos Antonio Carchedi, destaca que a semana dá visibilidade ao tema, às pessoas com deficiência e valoriza o trabalho dos voluntários e profissionais da entidade.
“A Apae vive um momento muito importante, de evolução em estrutura er nos serviços, que nos permite desenvolver e ampliar estas atividades com mais qualidade. Isso é fruto de muito apoio da comunidade, dos serviços públicos e especialmente de uma equipe que desenvolve todos os dias, com muita dedicação, o tema de superação e inclusão. Agradeço muito a todos por isso”, disse.