Marília

Marília tem pontuação histórica e recebe certificado de Município Verde Azul

Secretário renato Haber e o prefeito daniel Alonso – divulgação
Secretário renato Haber e o prefeito daniel Alonso – divulgação

Marília conquistou a Certificação do Programa Município Verde Azul, iniciativa do governo do Estado para reconhecer investimentos e políticas ambientais, com, a melhor avaliação da cidade em toda a história do projeto e a 31ª colocação geral.

Os dados são referentes a resultados de 2021, quando a cidade tinha como coordenador e Gestor Ambiental o servidor Cassiano Rodrigues Leite, hoje afastado do projeto, e os interlocutores Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanhan.

Entre os 645 municípios do Estado, apenas 72 deles foram certificados na manhã desta quarta-feira, dia 24 de agosto, em solenidade que aconteceu na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, que fica no bairro Pinheiros, na capital paulista.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Argollo Haber, recebeu a certificação das mãos do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre.

A cidade recebeu nota 10 nas diretivas conselho Ambiental e Município Sustentável. Teve nota 9,6 para uso de solo e 9,5 para destinação de resíduos sólidos.

Também foram destaques as notas 8,6 para qualidade do ar, 8,5 para Educação Ambiental e 8 para esgoto tratado. É uma avaliação que tende a subir com funcionamento de estações e novas interligações.

Gestão das águas e Biodiversidade, ambas com nota 8,2, foram outras diretivas com bom desempenho na cidade. Confira no gráfico abaixo a comparação com anos anteriores.

“Agora é iniciar o novo ciclo para manter a colocação de Marília, já pensando na implantação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU, visando subir cada vez mais nossa colocação neste ranking, destacando Marília entre as primeiras em desenvolvimento sustentável do país”,, disse o prefeito Daniel Alonso.

Renato Haber destacou a importância da conquista para Marília. “Marília vai continuar esse investimento ambiental, objetivando sempre a melhora da qualidade de vida da população”, disse o secretário mariliense.

Ele citou ações como mapeamento de 11.448 olhos d’água e atividades de recuperação das nascentes, plantio de milhares de árvores, formação do projeto Agrofloresta e especialmente a inauguração das Estatações de Tratamento de Esgoto.