A Justiça de Santa Cruz do Rio Pardo marcou para o dia 23 de janeiro de 2023 a primeira audiência do processo em que o padre Gustavo Trindade é acusado de matar por atropelamento Ângelo Marcos dos Santos Nogueira, em caso ocorrido em maio deste ano.
Ângelo ficou ferido no acidente e faleceu dois meses depois, no dia 27 de julho, em decorrência do agravamento dos ferimentos sofridos. Na mesma decisão, o despacho concedeu ao padre o direito à Justiça gratuita e descartou possibilidade de absolvição sumária.
A audiência será realizada através de videoconferência. Testemunhas não poderão participar do ato no escritório dos advogados das partes e precisam acessar a audiência por dispositivos próprios ou comparecer presencialmente ao fórum.
O Ministério Público acusa o padre de assumir o risco de matar Ângelo ao jogar o carro sobre a vítima em perseguição após invasão e furto em na paróquia São Sebastião.
O padre nega e diz que sua intenção era parar à frente de Ângelo, bloquear sua passagem e interromper a fuga após o crime, o segundo furto sofrido pela paróquia.