Marília

Mutirão de cirurgias do Estado vai atender 1.100 em Marília neste sábado

Mutirão de cirurgias do Estado vai atender 1.100 em Marília neste sábado

A mobilização de equipes de saúde para consultas, avaliação e cirurgias em mutirão de procedimentos no Estado prevê atendimento a 1.200 pacientes de Marília e região neste final de semana, dos quais 1.100 devem ser atendidos no Hospital das Clínicas de Marília.

O hospital vai disponibilizar corpo clínico composto por médicos nas especialidades de cirurgia geral, cirurgia gástrica, ginecologistas e urologistas. O foco está em pacientes com recomendações cirúrgicas para hérnia umbilical, hérnia inguinal, cálculo de vesícula, histerectomia, laqueadura e vasectomia. 

Além das avaliações, serão realizados exames pré-operatórios com coleta de sangue para exames laboratoriais, Raio-X de tórax e eletrocardiograma. 

“Os atendimentos já realizados apresentaram uma média de 80% dos pacientes com necessidade de atualização de exames para programação das cirurgias. Para isso o HcFamema organizou toda estrutura de equipe e logística para evitar deslocamentos dos pacientes, buscando otimizar o tempo e qualificar esta grande ação em prol da população que aguarda a resolução de seus problemas de saúde”, afirmou a diretora técnica do Departamento Atenção à Saúde Ambulatorial Especializada e Hospital Dia, Cristina Toshie de Macedo Kuabara.

Além das ações aos sábados, a diretora lembra que às sextas-feiras a equipe de cirurgia vascular do HcFamema também realiza o atendimento de pacientes com hipótese diagnóstica de varizes. 

Os atendimentos de avaliações cirúrgicas acontecem no ambulatório Mario Covas, localizado na rua Dr Reinaldo Machado, nº 307, das 7h às 19h. No local também estarão em atendimento colaboradores de diversos setores para informações e direcionamento dos pacientes.

A região terá ainda pacientes no Regional de Assis e nos AMEs de Ourinhos e Assis,

Além da região, a ação ocorrerá em 33 hospitais e 45 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e envolverá mais de 2 mil profissionais de saúde que estarão exclusivamente nestas unidades durante o sábado para a realização dos procedimentos.

O objetivo é acelerar a fila de cirurgias acumulada durante o período da pandemia, quando os leitos foram priorizados para o atendimento da COVID-19. 

Todos os pacientes atendidos durante o Mutirão de Cirurgias aguardavam na fila da Cross (Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde) e foram agendados durante esta semana pelos 17 Departamentos Regionais de Saúde.