Reencontros, homenagens comoventes, investimento social e o melhor da gastronomia de Marília. Essa é a receita do 8º Festival Gastronômico de Marília, apresentado na manhã desta terça-feira na cidade.
Projetado para ser a maior, definitivamente a mais emocionante, edição, o Festival começa no dia 9 de setembro. Até o dia 16 de outubro vai atrair público da cidade e região e ainda arrecadar recursos para os projetos ONG Semear e Amor de criança.
Envolve 16 restaurantes e em cada um deles um prato especialmente produzido para o evento, com homenagem a pessoas, locais ou momentos da história da cidade. E o ano é rico em lembranças que provocaram vários momentos de muita emoção.
Terá a ousada meta de superar a venda de pratos de 2019, quando 4.450 foram comercializados, e ainda manter média de arrecadação em torno de R$ 7 mil para cada instituição. Desde o lançamento o evento beneficiou 14 entidades com repasse aproximado de R$ 100 mil.
E vai fazer tudo isso com prazo recorde de organização: dois meses entre a definição da data, captação de apoiadores e patrocinadores, reunião dos restaurantes, registro dos pratos e lançamento.
“Em muitos sentidos teve mais desafios que organizar o primeiro festival. A meta é ser o maior, mas se não for possível o mais importante é estar de volta, contar com estes grandes apoiadores, com os grandes nomes envolvidos, os chefs, os donos de restaurantes”, explicou Sinval Gruppo, presidente do Sinhores-Marília.
Para o presidente do Marília Convention & Visitors Bureau, Carlos Alberto Lopes Pinto, da Cantina Mamma Mia, o festival é uma celebração da resistência, da dedicação e do alto nível do setor de gastronomia na cidade.
O prefeito Daniel Alonso, que acompanhou o lançamento, disse que o festival é uma tradição que cria uma conexão entre os participantes, os homenageados, o público na cidade e com a região. “A gastronomia é um dos principais atrativos do turismo, atrai muita gente e Marília tem essa vocação”, afirmou.
O festival ainda dá prêmios em um concurso cultural. Cada prato vendido é acompanhado por um cupom. Responda e concorra a prêmios para as dez melhores frases. O primeiro vale uma viagem em família para o terra Parque Resort.
Gilberto Rossi Júnior, coordenador do festival, destacou a dedicação do setor para fazer o evento e o envolvimento dos empresários dos restaurantes na organização e ação social.
AS HOMENAGENS
Paulo Diniz Júnior, incentivador do festival tanto como empresário do setor quanto como dirigente do Sindicato de Hotéis, restaurantes e Bares, dá nome ao prato do Chaplin Gastronomia e Entretenimento, a casa que comandou com os filhos até seu falecimento precoce em novembro do ano passado.
Denise de Mora Blanco, secretária da Comissão Médica da Famema dá o nome ao prato do Doctor Beer, que em todas as edições fez cardápio com carne suína. O pai, o irmão e um dos filhos da homenageada foram acompanhar o lançamento e agradeceram pela homenagem.
O empresário de seguros Natal Bergamo Neto, o neto Sambarilove, dá o nome ao prato do Bar da Amorim, que lembra a frequência, incentivo e relação de Neto, como era conhecido, em toda a cidade.
Abel Carvalho, motorista e suporte para toda a história de esposa, Elisa, referência em gastronomia que deu origem à Rotisserie que leva seu nome. Ele é o homenageado da Dona Elisa. “Teve toda influência na construção do nome, inclusive com entrega de salgados em diversos pontos da cidade”, explica o chef Matheus Carvalho, neto de Abel.
Alex Vernasque, músico, professor e produtor cultural, dá nome ao prato do Café do Lado, bar que tem a música em muito da inspiração e decoração. Alex foi um grande nome da arte e apresentações em eventos e casas noturnas da cidade até seu falecimento precoce.
Nilza Maldonado, benemérita e empresária, recebe homenagem na Risoteria Bella Cucina. “Ficamos muito feliz por terem lembrado minha mãe, uma pessoa maravilhosa, adorava a gastronomia em Marília, tudo o que viesse do bem em atendimento social e creio que ela iria ficar muito feliz com esta homenagem”, disse a filha, Jaqueline Maldonado Foresto.
Vicente Giroto, radialista e empresário do setor que integrou a geração de ouro do rádio em Marília, é o nome escolhido para a homenagem na Água Doce Marília. Ele acompanhou a apresentação, agradeceu a homenagem e destacou a importância do festival.
Flavio Aoki, do mercado Ten Ryu, foi a inspiração para prato que leva o nome do estabelecimento e será servido pelo Bentô Sushi com combinação de sabores. Segundo o restaurante, ele foi incentivador e apoiador desde o início do projeto. A família Aoki acompanhou a apresentação do evento e a lembrança
Toninho Bandiera é lembrado no Sun Valley Quality Hotel, onde se tornou maitre dedicado e reconhecido pela atenção, carinho e profissionalismo em todos os eventos que comandou até seu falecimento.
A família Sakai, da peixaria mais famosa da cidade, dá nome ao prato de outro restaurante oriental da edição, o Daruma, que também oferece um combinado com destaque para cortes de peixes.
O empresário Ricardo Barion Almeida inspirou o cardápio do Fire Garden. “A gente sempre apoia eventos culturais, quando fizeram o convite nem pensamos duas vezes. Chance de apresentar nosso trabalho e fazer algo a mais. A gente já tinha uma ideia, vontade de colocar esse prato no cardápio”, explica Fernando Bigaram, do restaurante que estreia no festival.
“É uma experiência nova e neste mês fazemos um ano de abertura da casa. A gente achou que era oportunidade de participar de um evento muito bem organizado, importante para a cidade”, disse José Macena, do restaurante Paris7, outro estreante, que faz homenagem ao jogador Palhinha, ídolo na seleção brasileira, São Paulo e MAC e que adotou a cidade neste ano..
O médico Francisco Agostinho Júnior, idealizador do projeto Amor de Criança, dá nome ao prato do Patriota, gastrobar que estará pela primeira vez no Festival e lembra o pediatra que ganhou destaque em todo o país com atendimento a crianças com paralisa cerebral e segue em atividade com muita dedicação.
A loja Detalhes Presentes, que completa 38 anos de atividade em Marília, será homenageada pela Cantina Mamma Mia com prato lançado pelo chef Sílvio Derobe.
A Dori empresta o nome ao prato da Casa Toscana, outra participante tradicional do festival, que lembra a indústria de confeitos responsável por divulgar o nome da cidade em diferentes países.
O Cordeirossauro Dino Titã do Pastini Massas faz dupla homenagem, ao maior dinossauro com fósseis já descobertos na cidade e ao pesquisador William Nava, responsável pela descoberta do ‘vale dos dinossauros’ em torno da cidade.
Confira na galeria mais imagens do lançamento do festival e baixe sua foto.