Arte & Lazer

Passageiro é expulso sob protestos por acender um cigarro em avião

Passageiro é expulso sob protestos por acender um cigarro em avião
 

Os passageiros de um voo que ia de Melbourne, na Austrália, para Bali ficaram furiosos quando um homem decidiu acender um cigarro dentro do avião, o que fez atrasar ainda mais a partida. As imagens publicadas em uma conta do Tiktok mostram que as pessoas ficaram furiosas com o desrespeito.

Até aquele momento, o voo da empresa aérea Jestar já estava quatro horas atrasado, provocando o caos entre os passageiros frustrados. Todos estavam sentados e preparados para levantar voo quando o homem, que não teve o nome identificado, acendeu o cigarro. A equipe da tripulação solicitou que ele se retirasse, este se negou e a polícia foi chamada para resolver a situação.

Enquanto caminhava em direção à porta acompanhado de um policial, a internauta Sinead Merrett registrou o homem de cabeça baixa. “Quando seu voo para Bali já está atrasado e este cara decide acender um cigarro, então a gente tem de esperar o policial escoltá-lo para fora do voo”, escreveu ela.  

Segundo o jornal The Sun, depois de aguentar os atrasos, os turistas finalmente chegaram ao seu destino no aeroporto de Denpasar por volta da meia-noite de quarta-feira, quase 13 horas depois de terem embarcado originalmente.

Um porta-voz da Jetstar disse em um comunicado: “Fumar cigarro, vaping ou o uso de cigarros eletrônicos não é permitido em nenhuma aeronave Jetstar, em terminais de aeroportos australianos ou na pista”.

No Brasil, segundo o site do Ministério Público Federal, o Artigo 261 do Código Penal diz que “expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão”. 

Em 1973, uma bituca de cigarro causou um acidente no Boeing 707 da empresa Varig. Ao se aproximar da capital francesa para pousar no Aeroporto de Orly, um dos passageiros se dirigiu ao toalete e acendeu um cigarro, o que era proibido na época, e possivelmente jogou a ponto na lixeira.

Aquela atitude provocou um grande incêndio no avião e a fumaça tóxica tomou conta de toda a aeronave, inclusive da cabine dos pilotos que foram obrigados a fazerem um pouso de emergência em uma lavoura. A manobra foi mal sucedida e apenas dez tripulantes e um passageiro sobreviveram. O material que constitui os aviões exala uma fumaça extremamente tóxica quando entra em contato com o fogo.

@sineadmerrett This guys thinks a delayed flight means he can light a dart on the plane ???????? no bali vacay for you now x #bali #delayedflight #byebye #fyp ♬ Oh No (Instrumental) – Kreepa

 

 

Fonte: IG Turismo