Marília

Metodologias Ativas: Estudantes da Unimar aprendem Direito do Consumidor criando paródias

Metodologias Ativas: Estudantes da Unimar aprendem Direito do Consumidor criando paródias

Os acadêmicos do sexto termo do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) criaram paródias usando o tema: Princípios da Defesa do Consumidor. A atividade foi realizada na disciplina de Estudos do Consumidor, aplicada pelo docente e procurador da república, Dr. Jefferson Aparecido Dias.

De acordo com o docente, a proposta era fazer com que os alunos utilizassem os princípios da Defesa do Consumidor para fazerem paródias ou “jingles”. “A proposta desta vez era diferente, pois, a partir dos princípios que norteiam a relação de consumo, fixados no Código de Defesa do Consumidor e na própria Constituição, os alunos deveriam criar e cantar paródias ou “jingles” para transmitir tais princípios aos colegas de classe. A ideia é que o aluno possa participar de uma sala de aula invertida e que ele apresente sua pesquisa de forma lúdica, assumindo o papel de protagonista”, explica.

A turma foi dividida em grupos e cada um escolheu um tema. Eles escolheram a música que seria usada como base para a paródia, produziram a letra, gravaram e editaram o material, que foi apresentado em sala de aula.

Ainda segundo o Dr. Jefferson, os alunos se empenharam e entregaram excelentes materiais. “Mais uma vez fiquei bastante contente com o resultado. Os alunos aderiram à proposta, foram até os estúdios da Unimar para gravar a música, com grande dedicação e eu fiquei muito contente porque, ao final, todos eles conseguiram cumprir a tarefa que era tratar dos princípios que norteiam a relação de consumo com uma paródia”, destaca.

Para a acadêmica Amanda Souza Ferreira Cabral Bambini e Silva foi divertida a produção do material, sem contar que aprender de forma prática tornou mais fácil a absorção do conteúdo. “Confesso que foi desafiador, mas quando a letra estava pronta e as ideias foram surgindo foi ficando mais fácil. Gostei muito da atividade, porque foi muito legal poder trazer a música para a universidade, porque estamos acostumados com seminários mais tradicionais e, querendo ou não, nos deu liberdade e nos ajudou a compreender a matéria; tenho certeza que os princípios que usamos nunca mais vou esquecer”, ressalta.

O curso de Direito possui nota máxima em avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de Marília é a única da região a oferecer a formação completa profissional com graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.