O HC Famema, autarquia do Estado que administra o complexo do Hospital das Clínicas, ambulatórios, hemocentro e mais serviços de saúde, iniciou o quinto Fórum de Planejamento Assistencial, uma nova forma de gestão iniciada em 2018 para envolver gestores e apoiadores na programação para o ano seguinte.
“O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão que auxilia o gestor a mapear os caminhos a serem seguidos, um processo contínuo e sistemático de tomadas de decisão para escolhas mais assertivas”, diz a superintendente do HC Famema, Paloma Libanio.
Acontece em momento delicado e de trânsito de governo em meio a grandes investimentos, como a construção do novo Hospital da Mulher e reformulação da portaria, mas também em fase de manifestações e preocupações de estudantes com internato, serviços e monitoria na atuação como hospital-escola.
O Fórum é desenvolvido a partir da troca de informações e as conclusões integram o plano estratégico de atividades para o ano seguinte.
Usa a análise com a matriz SWOT, sigla em inglês para programa que identifica situações de forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças na organização. “Posteriormente é confeccionado, em conjunto, o Mapa Estratégico da Instituição”, diz a superintendente.
Paloma Libanio afirmou ainda que todo o processo tem como perspectivas sustentabilidade, sociedade, processos internos, processos externos e aprendizados e crescimento.
“Lembrando que todo Planejamento é pautado nos valores institucionais: respeito à vida, compromisso ético, transparência nas ações e resultados, gestão participativa, trabalho em equipe, sustentabilidade, desenvolvimento profissional, eficiência e excelência.”
“O Planejamento Estratégico nos auxilia a analisar como foi o ano vigente e quais os rumos a instituição deseja seguir para o próximo ano. Pensar onde queremos chegar e quais caminhos precisamos seguir para atingir nossos objetivos”, disse a superintendente.