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Conheça a história do Jeep Willys

Conheça a história do Jeep Willys



Lançado para servir as guerras, o velho e bom combatente da Willys (antes Overland Motor Car Company ) teve inúmeras conquistas ao longo de sua trajetória, mérito que lhe rendeu mais de 600.000 unidades entregues (somados com a Ford ) durante a Segunda Guerra Mundial.

Mas por trás deste cenário bélico, um nome mítico estava associado a este incrível veículo, ‘Jeep ‘. Muitos dizem que a origem da palavra é uma denominação de motor utilizado ainda na Primeira Guerra Mundial, ou seja, qualquer propulsor que tivesse fins para o uso militar se chamaria Jeep.

Outros, porém, afirmam que o nome vem da abreviação GP . Segundo um livro de instrução da Ford (Servicew School for US Army Instructors on Ford US Army Vehicles, 1941), ‘G’ significava ‘Government’, ‘P’ para distância entre eixos de 80pol, nome proposto pela Ford a seu primeiro utilitário (o da Willys , o Quad era batizado de MA e mais tarde MB ). Há ainda rumores de que o Jeep originou-se das siglas de General Purpose que significa uso geral.

Uma outra hipótese da origem do ‘enigma’ Jeep refere-se ao personagem da história em quadrinhos Popeye, ‘Eugene the Jeep’ , um animalzinho com poderes de resolver qualquer problema, uma homenagem dada pelo sargento James T. O’ Brien que na época participava de campeonatos de veículos de 4 e 6 rodas.

Referências à parte, o nome Jeep virou sinônimo de valentia e robustez, usado até hoje em veículos mais novos.

O Jeep Willys

A Willys sem dúvida foi a marca de que os fãs mais se lembram quando se falam de Jeeps , graças ao conceito original de suas linhas clássicas, um veículo polivalente, leve, bom de manobras e potente. Capaz de carregar armas e de assumir missões militares. Em outras palavras, um produto que fazia jus ao nome!

Estes fatores fizeram com que uma outra empresa, a Bantam , não seguisse direto com o projeto, além das dívidas financeiras que se seguiam na época. No primeiro ano de sua produção,em 1945, a Willys contava com uma produção de 1.824 unidades do novo CJ 2A (Civilian Jeep 2º projeto Willys ) nome dado à versão civil do Jeep millitar MB . Só por curiosidade, a primeira unidade a sair da produção aconteceu no dia 17 de julho de 1945, uma vitória para o mais novo veículo trazido das guerras.

O CJ 2A , em comparação ao modelo militar era diferenciado principalmente pelas dimensões, ligeiramente menores, caixa de transmissão de curso alterado, além de outras mudanças. Entre as opções disponíveis, podiam se escolher uma versão destinada aos fazendeiros.

O motor de todas as versões era de quatro cilindros L head (Go Devil) que garantia bons 60 cv a partir das 4.000 rpm.

Quanto às cores, o CJ 2A contava somente com 4 opções, entre elas: verde, laranja, azul e marrom.

Graças ao preço básico de US$ 1.241,00 em 1945, o sucesso foi tão grande que o líder CJ 2A acumulou um total de 136.682 unidades produzidas até o final de sua produção, em 1949.

No mesmo ano, a Willys preparava novas mudanças em seu CJ que agora era chamado de 3A . Entre as principais modificações, estavam: o novo para-brisa inteiriço com limpadores e novas entradas de ar (três no total), agora instalados na parte inferior do conjunto. O motor permanecia o mesmo. O 3A foi fabricado até 1953 quando a Willys preparou um novo modelo com os mesmo princípios, o 3B.

O CJ 3B recebia o novo motor Hurricane (F-head) de 4 cilindros em linha, que garantia mais de 12 cv de potência em relação ao ‘Go Devil’ do modelo CJ 2A , logo a partir das 4.000 rpm. Tal inovação no conjunto mecânico obrigou a Willys a fazer algumas modificações na carroceria do Jeep. O CJ 3B recebeu outras motorizações ao longo de sua vida, além do F head Hurricane, como o Perkins de 4 cilindros Diesel e Buick Dauntless 225 V6. Uma das curiosidades destaversão era sua frente afilada e alta, motivo pelo qual foi apelidada de ‘cara de cavalo’. Esta série foi produzida até 1968 com mais de 150 mil unidades com preço partindo de US$ 1.377 em 1953, ano de seu lançamento.

CJ5

Já em 1954, a Willys lançava o CJ5 que era derivado do modelo militar M38A1 . Esta versão tinha diversas diferenças em comparação aos modelos anteriores como, por exemplo, as linhas mais curvilíneas, novo espelho retrovisor instalado no para-brisa, um chassi mais rígido, além de freio de estacionamento  entre outros recursos. O CJ5 foi produzido até 1983 com 603.303 unidades recebendo várias alterações e denominações como a Tuxedo Park e Renegade . Em 1955, ainda era disponibilizado o CJ6 que nada mais era do que um CJ5 de dimensões ligeiramente maiores. Esta versão foi feita até 1976, mas somente para produção local porque ainda chegou a ser exportado para outros países até 1981 quando foi definitivamente encerrada sua produção. No Brasil teve o apelido de ‘Bernardão’, em referência à fábrica localizada na cidade de São Bernardo do Campo, SP.

CJ7: um novo projeto de veículo utiliário

A American Motors Corporation- AMC , que adquiriu a Jeep em 1970, introduziria no mercado em 1976 o CJ7, baseado no CJ5 , porém com mais espaço interno.

Com preço base de US$ 4.299, o novo modelo possuía algumas diferenças como, por exemplo, a capota rígida com portas de aço, além da transmissão automática para o mercado estadunidense. Havia também o CJ7 Jamboree de 1980, uma versão especial comemorativa de 30 anos do Jeep Jamboree que recebia a mais freios a disco dianteiros e ar-condicionado. Quanto às motorizações, estavam disponíveis de 1980 a 1982 um GM de 4 cilindros, 2.474 cc , com potência de 82 cv a 4.000 rpm e torque de 17,3 kgfm a 2.600 rpm. No ano seguinte até 1986, um AMC 4 cilindros, 2.458 cc, com potência de 105 cv a 5.00 rpm e torque de 18,3 kgfm a 2.800 rpm.

Além desse, havia um V8 de 4.981 cc, 150 cv a 4.200 rpm e 33,8 kgfm a 2.500 rpm. Ao todo, foram produzidos cerca de 400.00 unidades do CJ7 .

Dentro desta linha, havia uma versão picape, lançada em 1981, denominada de Scrambler (CJ8). A série diferenciava-se apenas pelo tamanho da carroceria, além da configuração picape, logicamente. A versão ficou muito conhecida pelos fanáticos por Jeeps. Entre as versões disponíveis, havia a SR básica, SR Sport e SL Sport . O CJ8 teve uma produção de menos de 30.000 unidades com um preço de US$ 7.288 em 1981. Logo depois, não faltavam versões diferenciadas e designações com base no projeto original do CJ que atendesse ao mercado de utilitários como, por exemplo, o modelo FC, FJ, St Wagon, DJ, VJ Jeepster , entre outros descendentes, mas aí já seria uma outra história…  

Fonte: IG CARROS