Marília

Defesa Civil do Estado faz alerta para onda de frio, veja previsão em Marília e mais regiões'

Defesa Civil do Estado faz alerta para onda de frio, veja previsão em Marília e mais regiões'

A Defesa Civil do Estado alerta que, entre terça-feira (01) e sexta-feira (04), uma intensa massa de ar polar avançará em todo o território paulista, provocando queda acentuada de temperatura. A minima na região de Marília deve ficar em 10°. O alerta projeta ainda momentos de frio intenso “A sensação térmica pode ser ainda mais baixa dependendo da região. Alertamos também que o frio intenso virá acompanhado de ventos fortes, podendo atingir velocidade de até 70km/h.”, diz o alerta. A mensagem pede atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e àquelas em situação de rua. Além disso, recomenda-se não fazer aquecimentos improvisados com fogueiras.

Ainda em recuperação do temporal do sábado, Marília e região seguem inseridas nos alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para riscos com chuvas fortes no início desta semana, que tem também projeção de entrada de forte frente fria com queda de temperaturas.

O alerta do Inmet nesta segunda inclui região com 550 cidades que podem ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Tanto o instituto quanto a Climatempo e outros serviços de meteorologia fazem alertas ainda para a chegada de uma forte frente fria com massa de ar polar.

O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp em Bauru indica que a massa fria aumenta nebulosidade e áreas de chuvas mais generalizadas em todas as regiões do Estado, algumas com forte intensidade e acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas. Temperaturas entrarão em declínio a partir da noite.

Na terça-feira a frente fria avança para o Rio de Janeiro, mas ainda haverá muitas nuvens e chuvas isoladas em grande parte do estado de São Paulo. “Na retaguarda desse sistema, a entrada de um centro de alta pressão com massa de ar frio associada, causará moderado declínio nas temperaturas.”

Segundo a Climatempo, as projeções de temperaturas que são de 20 a 26 para esta segunda-feira mudam para mínima de 12º e máxima de 17º na terça, 11º e 16º na quarta e podem chegar à mínima de 10º na quinta-feira.

“Entre a noite de segunda-feira (31) e a madrugada de terça (1), também há uma pequena possibilidade de neve entre o Planalto Sul Catarinense e a região dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul”, destaca o Inmet. 

Essa intensa e atípica massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da semana