A capital da Paraíba , João Pessoa , é um destino perfeito para quem ama o clima tropical do Nordeste , já que na cidade o sol aparece praticamente durante todo o ano, o que garante à região uma temperatura média anual de 25° C.
Um fato curioso é que nesta capital está o ponto mais oriental do continente americano – a ponta do Seixas , localizado na praia do Seixas, ao leste de João Pessoa. Com isso, a capital recebe os primeiros raios de sol do continente.
As águas esverdeadas e praias tranquilas da cidade são o ponto forte de João Pessoa e que a tornam irresistível, tanto que famosas como Suzana Alves , Camila Pitanga e Juliette – natural do estado paraibano – já conferiram de perto as belezas da capital.
O que fazer em João Pessoa?
Na orla urbana central, próxima à principal zona hoteleira da cidade, está localizado o calçadão com diversos quiosques que cumprem as funções de bares e restaurantes à beira-mar. As praias são o ponto forte da capital paraibana e, por lá, é possível encontrar diversas opções.
Tambaú é uma das mais famosas, com 8 km de extensão, ela é composta de areia batida e fina, suas águas de cor verde-azuladas deslumbram todo visitante que chega ao ponto turístico. Outra praia importante é a de Cabo Branco, com suas falésias que chegam até 30 metros.
A praia do Bessa fica localizada em um bairro residencial e é ideal para quem deseja estar imersivo na cultura local da região. No seu último trecho há uma avenida beira-mar e um calçadão, onde o mar é mais agitado.
Para quem curte surf e vai a João Pessoa em busca de aventura, a praia de Intermares, em Cabedelo – cidade vizinha à capital paraibana -, vale a visita pelo seu mar agitado. Outras praias da região, mas que são mais indicadas para turistas são a de Ponta da Campina, a do Poço e de Camboinha. Na maré baixa a areia endurece, o que proporciona ótimas caminhadas.
O pôr do sol da Praia do Jacaré, também em Cabedelo, é uma das atividades mais esperadas por quem visita João Pessoa, assim como os bancos de areia que aparecem na maré baixa na Areia Vermelha, que durante o fenômeno ganha o nome de “Ilha da Areia Vermelha”.
Piscinas naturais também não faltam nas redondezas, como as de Picãozinho e do Seixas. Outra praia em um munícipio vizinho que fica próximo a João Pessoa é a da Tambaba, famosa por ser naturalista , ou seja, os visitantes têm permissão de ficaram sem roupa em um trecho da praia.
Saindo das praias, para quem quer conhecer a cultura local, a visita ao Centro Histórico é um dos pontos altos da viagem, já que a capital paraibana é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1585.
A arquitetura art-déco do bairro de Varadouro, as igrejas, como a de Nossa Senhora do Carmo, e o Centro Cultural São Francisco, são boas indicações de passeios para fazer pelo centro.
Pelas fronteiras com outros estados do Nordeste, João Pessoa proporciona viagens para mais lugares, não só dentro da Paraíba, como também para cidades de Pernambuco , como Recife e Olinda – a cerca de duas horas de viagem; ou Pipa , no Rio Grande do Norte – a duas horas e meia de distância.
Quando ir?
Três fatores podem incidir de forma expressiva na hora de decidir quando ir a João Pessoa: o período de chuvas , a estação do ano – que pode determinar o mar azul -, e a fase da lua – que influencia na maré baixa ou alta.
Entre setembro a janeiro, o tempo é mais seco e, por consequência, as chances de chuva são baixas, porém se as chuvas forem um problema a ser considerado na hora de montar o roteiro de viagem, os meses entre abril e julho devem ser evitados. Já entre fevereiro, março e agosto ocorrem chuvas moderadas.
O litoral da Paraíba é conhecido por ter uma alternância constante ao longo do ano sobre a cor do mar. Entre dezembro e março, na estação de verão , é mais garantido que o turista encontre as tão desejadas águas azuladas e esverdeadas, perfeitas para as melhores fotos da viagem.
Por fim, para quem quer conhecer a “Ilha de Areia Vermelha” ou as piscinas naturais, precisa se planejar para visitar a cidade e, suas redondezas, no período de maré baixa, que costuma durar 20 dias do mês. Os passeios têm melhor proveito quando são realizados cinco dias entre a véspera da lua cheia ou nova, e o terceiro dia posterior à entrada dessas mesmas luas.
Como chegar
Para quem visita João Pessoa de outros estados que não fazem fronteira com a Paraíba, e obrigatoriamente precisam voar para chegar ao local, o estado possui dois aeroportos: o Internacional Presidente Castro Pinto, em Bayeux, e o Presidente João Suassuna, em Campina Grande.
A capital paraibana recebe voo diretos de São Paulo , Rio de Janeiro , Brasília , Recife e Campinas . Já a rodoviária de João Pessoa recebe visitantes de Natal , capital do Rio Grande do Norte (cerca de três horas de viagem), e Recife, capital do Pernambuco (cerca de 2h30 de viagem).
Fonte: IG Turismo