Famosos

Gal Costa morre aos 77 anos, quase 60 de carreira na música

Gal Costa morre aos 77 anos, quase 60 de carreira na música

Musa do tropicalismo, destaque em festivais de música e uma das mais celebradas vozes do país, Gal Costa faleceu nesta quarta-feira aos 77 anos de idade.

Nascida em 26 de setembro de 1945 em Salvador, na Bahia, registrada como Maria da Graça Costa Penna Burgos, estreou no cenário musical no espetáculo Nós, Por Exemplo, ao lado de Caetano veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Tom Zé.

Em 1967 lançou seu primeiro álbum de estúdio, Domingo, com o hit Coração Vagabundo, em produção com Caetano veloso, e em 1968 participou na produção de Tropicália ou Panis et Circencis (1968), considerado um dos mais importantes do país, base para o tropicalismo.

Foram dezenas de lançamentos com interpretações que se tornariam marcos na música brasileira. Nos últimos anos se aproximou mais do mercado internacional fazendo shows nos Estados Unidos e participando de apresentações de Dione Warwick.

Seria uma das atrações do Primavera Sound, festival que aconteceu em São Paulo, mas cancelou sua participação por questões particulares. Suspendeu shows até final do mês e um comunicado oficial anunciou “procedimento de retirada de nódulo na fossa nasal direita”.