A seleção japonesa, que já havia feito história com uma vitória sobre a Alemanha na primeira rodada da Copa do Mundo, voltou a surpreender e na última partida pela fase de grupos bateu a Espanha nesta quinta-feira, ficou com o primeiro lugar no grupo e ainda despachou os alemães para casa.
O Japão, que começou intimidado, quase não tocou na bola no primeiro tempo e foi pro intervalo com placar contra: a Espanha vencia por 1 a 0.
Mas os japoneses voltaram determinados e mostraram a força física, disciplina e organização que marcou o time em outros jogos e fez dois gols, virou e ainda segurou pressão espanhola.
Aos dois do segundo tempo Doan recebeu na entrada da área e chutou forte. A bola ainda bateu no goleiro e entrou. Três minutos depois uma bola na linha de fundo foi tocada para trás e Tanaka ampliou.
A jogada provocou polêmica e foi decidida no VAR, que entendeu que a bola não havia saído. A virada quebrou capacidade de reação na Espanha e o jogo teria momentos ainda mais tensos para torcedores e em outro estádio.
Na partida entre Costa Rica e Alemanha os costa-riquenhos chegaram a ficar na frente, um resultado que deixaria a Espanha eliminada. A Alemanha reagiu, venceu por 4 a 2, mas já não dependia só de si mesma.
O grupo terminou com Japão em primeiro lugar com seis pontos, Espanha com quatro pontos em segundo lugar. A Alemanha com quatro pontos vai para casa com apenas um gol no saldo em terceiro lugar.
O Japão vai enfrentar a Croácia nas oitavas e o Japão enfrenta o Marrocos.