Carros elétricos são pensados com foco na maior gestão energética possível, mas muitos entusiastas automotivos são contra esses veículos pois além da falta do som do motor a combustão , não contam com câmbio manual ou automático convencional . Entretanto, a Lexus parece que estar disposta a tentar resolver esse problema.
A fabricante japonesa está buscando uma forma de incluir câmbio manual em seus futuros veículos elétricos .
O objetivo é emular a sensação de guiar um veículo manual , mas sem emitir poluentes. O sistema em desenvolvimento usa uma alavanca de câmbio e um pedal de embreagem que usa dispositivos hápticos para criar sensações. Esse sistema é aliado a um software gerador de som na cabine do veículo, que simulam a condução de um veículo manual .
Segundo a revista EVO , o sistema será fiel às ações do condutor, e irá reproduzir trocas de marchas equivocadas e poderá até mesmo deixar o carro morrer .
A Toyota , empresa mãe da Lexus e que se aproveitará também da tecnologia, diz que o sistema poderá, teoricamente, recriar a sensação de qualquer motor e câmbio a combustão .
“De fora, o veículo é quieto como outros elétricos. Mas o motorista poderá experimentar as sensações de um carro manual” Afirma Takashi Watanabe, Engenheiro Chefe da divisão de eletrificados da Lexus.
“Como o sistema é baseado em software, pode ser programado para reproduzir a experiência de condução de diferentes tipos de veículos, permitindo ao motorista escolher a configuração preferida” conclui o engenheiro.
Caso o projeto de fato chegue às ruas, Toyota e Lexus poderão, por exemplo, emular seus lendários motores como o 2JZ-GTE do Toyota Supra da década de 90, ou mesmo o V10 1LR-GUE , produzido em conjunto com a Yamaha que equipa o Lexus LFA .
O sistema será integrado ao Lexus DIRECT4 Twin-Motor , novo sistema de tração elétrica da marca, que inicialmente, conta com 312 cv de potência no Lexus RZ450e .
Emular sons na cabine não é novidade na indústria automotiva , a BMW , por exemplo, oferece o recurso em alguns de seus modelos que sofreram o downsizing e possuem um ronco bem mais “tímido” que antigamente.
O vídeo obtido pela revista EVO mostra o Lexus UX300e sendo utilizado para desenvolver a tecnologia , e conta com um conta giros auxiliar e indicador de marcha , enquanto no painel de instrumentos , a posição do câmbio está em D, de Drive, e também é possível ouvir o som projetado no veículo.
Um dos primeiros modelos a contar com essa tecnologia pode ser o próximo veículo esportivo da Lexus , cotado como o sucessor do LFA .
O modelo não tem nome , nem data de lançamento definida, mas a tecnologia também deve aparecer em outros modelos da Toyota , que planeja um esportivo elétrico compacto e conta com a linha Gazoo Racing , que se além de batizar suas equipes de competição , produz veículos com apelo esportivo .
Fonte: IG CARROS