Veículos

Direção sob chuva: bom senso e atenção podem salvar vidas

Direção sob chuva: bom senso e atenção podem salvar vidas



Dirigir em dias chuvosos – principalmente em época de festas de Natal e Reveillon – exige uma atenção redobrada das pessoas, e para isso a manutenção do veículo deve estar em dia, além é claro, de usar o bom senso e fazer um planejamento da viagem antes de pegar a estrada.

Para isso, consultamos alguns especialistas como Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, para dar algumas dicas de como enfrentar a estrada com segurança e driblar os imprevistos que possam surgir pelo caminho.

A primeira delas é quanto aos cuidados que devem ser tomados pelo motorista antes mesmo de sair da garagem, com a manutenção do veículo com itens como palhetas, faróis, pneus, sistema de ventilação, freios e até mesmo com o sistema de ignição. 

“A umidade propicia problemas no sistema de ignição, sobretudo quando há cabos ressecados, bobina com terminais ressecados ou trincas no corpo da bobina. Por isso, é essencial manter em dia a revisão do carro”, orienta Mori.

Para Christian Perin, Gestor da Escola do Mecânico de São Paulo e Guarulhos, a bateria é como o coração do carro, responsável por dar partida e manter o sistema de iluminação, elétrico e eletrônico ativos com o motor desligado.

“A bateria pode ser selada ou com manutenção . Na selada existe um local onde é possível checar a carga. Já as com manutenção devem receber água destilada , mas o mais recomendado, se possível, é dirigir-se a um auto-elétrico ou oficina , pois o contato do usuário com o liquido pode causar danos”, explica.

Outro cuidado em comum apontado pelos especialistas é procurar um lugar seguro para estacionar o carro, longe das regiões baixas e de possíveis alagamentos, e esperar a passagem da chuva.

“Assim, o motorista pode evitar uma série de riscos diante das condições de baixa visibilidade e falta de aderência dos pneus, como a aquaplanagem, isto é, o deslizamento do veículo sobre um filme de água acumulada no asfalto”, aponta Mori. 

Se não tiver como evitar a chuva na estrada, procurar por rotas mais altas, livre de enchentes. Por isso vale o uso de aplicativos como o Waze Google Maps, GPS Brasil e Field Controt, entre outros que apontam os melhores trajetos.

Em caso de aquaplanagem , a orientação é manter a calma, tirar o pé do acelerador, não pisar no freio e não movimentar o volante até que os pneus voltem a ter contato com o solo.

Caso seja surpreendido com um alagamento à frente, o condutor deve redobrar a atenção e evitar estas áreas. Trechos alagados podem prejudicar o motor do veículo e surpreender com poças mais profundas ou buracos encobertos na pista .

“Evite passar por áreas onde a água ultrapasse a metade das rodas, pois do contrário aumentam as chances de calço hidráulico, isto é, entrada de água no motor. O melhor é esperar a água baixar para seguir a viagem”, acrescenta.

Para atravessar um trecho alagado, o condutor também deve desligar o ar-condicionado e outros componentes elétricos que possam reduzir a potência do motor. Em seguida, dirigir em primeira marcha, em aceleração constante, para evitar que a água entre no motor.

“Se o carro morrer durante a travessia, o condutor não deve tentar dar partida, o que ampliará os prejuízos. Coloque o câmbio em ponto morto e busque abrigo em um lugar seguro “, indica.

Fonte: IG CARROS