A Ford confirmou que terá dez lançamentos em 2023, alguns deles já conhecidos e confirmados, mas nem todos foram revelados. Entre os confirmados estão a picape grande F-150 , a nova Ranger , a Maverick híbrida , o Mustang Mach-E e as versões automáticas da van Transit , que também terá uma opção de cabine e chassi.
O mistério que cerca os demais foi o grande segredo do evento realizado nesta quarta-feira (14), em São Paulo, SP. Três carros que aparecem cobertos no slide da apresentação deixaram os jornalistas curiosos. Será que dá para saber pela silhueta? “Vocês acham que faríamos isso?”, brincou Rogelio Goldfarb, vice-presidente da Ford do Brasil.
Brincadeiras à parte, o executivo confirmou a visão positiva que a marca norte-americana projeta para o ano que vem. Segundo a Ford, o mercado deve atingir 2,2 milhões de unidades, o que inclui carros e utilitários leves, um crescimento da ordem de 5% em relação a 2022. De acordo com análise da marca, o crescimento das vendas da companhia deve ser superior ao previsto para o mercado em geral.
A aposta no segmento das picapes é marcante. A primeira a chegar será a Maverick híbrida, enquanto a F-150 e Ranger estão marcadas para desembarcar logo depois. Falando na Ranger, o utilitário será produzido na fábrica de Pacheco, Argentina, unidade que foi modernizada e teve a capacidade de produção expandida em 50%.
Mas os veículos comerciais também vêm com força. As Transit furgão e minivan receberão opção de câmbio automático para o primeiro semestre, além de uma configuração de cabine e chassi, uma novidade prevista para o segundo semestre de 2023. Mas o grande barato da linha será a E-Transit, versão elétrica do furgão que já deu um pulo por aqui em evento anterior.
Já que falei em elétricos, o Mustang Mach-E já deu as caras no Brasil e deve chegar ainda no primeiro semestre. Será o primeiro elétrico da marca no nosso mercado.
E quanto aos três mistérios da Ford? Eles são guardados como segredos, claro, mas algumas possibilidades são aventadas, pois alguns desses modelos já foram apresentados no exterior e são sempre opções em uma marca voltada ao mercado de importados . Tudo que está no portfólio do fabricante pode vir.
O Territory de nova geração é uma delas, sendo uma saída voltada para concorrer na faixa de mercado do Jeep Compass . A encarnação atual não vingou tanto assim.
O próprio Bronco poderia ser uma saída para diversificar a marca nos variados segmentos de SUVs, embora talvez seja nichado demais, uma vez que ele enfrentaria o Jeep Wrangler e Land Rover Defender , dois modelos que dividem o nicho do nicho. Contudo, nada o impede de trilhar esse caminho.
Porém, quando se fala em lançamentos, vale reforçar que muitas vezes eles incluem versões de carros que já são vendidos no nosso mercado.
Ainda é possível que o novo Mustang venha para cá. É uma nota emotiva em meio ao pacote de novidades. No entanto, as projeções são como o Enem: todas as respostas podem estarem certas. Ou não.
Além disso, o esportivo entrará em produção somente no ano que vem. Temos que levar em consideração que a demanda por um carro desses promete ser elevadíssima em um primeiro momento e que o mercado brasileiro talvez fique em segundo plano. Foi assim com o Mustang Mach-E .
Fonte: IG CARROS