O jornalista e escritor Ramon Barbosa Franco lança neste sábado, dia 17, no anfiteatro da Unimar, o livro ‘Canavial, os vivos e os mortos’, vencedor de edital para investimento público em cultura realizado pela prefeitura
O livro é também o título inaugural da La Musetta Editoriais, editora mariliense da executiva das artes Caká de Cerqueira César.
Começou a ser produzido em 2007. O romance cria trama em torno da vida e desafios de ‘boias-frias’, cortadores de cana em permanente situação de pobreza em meio à riqueza do mercado de álcool e açúcar em torno das usinas de cana.
“Canavial” chega ao mercado com aval de grandes nomes. “Um autor com pena limpa e firme está olhando para o corta-cana com talento para fazer dele o personagem que ele merece. Este é Ramon e seu livro ‘Canavial, os vivos e os mortos’. Gostei demais do tema, do cenário, do livro, do autor”, escrevei o jornalista e escritor José Hamilton Ribeiro, o “Repórter do Século”, referência em jornalismo, literatura e coberturas do mundo agro.
Além de assinar o posfácio ele também preparou e revisou o livro. A editoração ficou por conta de Carlos Jorge Gomes e revisão-final Érico Jorge Gomes. A capa ilustrada por Aloísio Dias da Silva foi inspirada numa concepção da editora Caká de Cerqueira César.
O evento de lançamento começa às 19h30, com entrada franca. Contará com apresentação do grupo Mucunã e interpretações do ator e diretor Fernando Delábio, além de exposição do artista plástico Aloísio Dias da Silva.