Muito se falou sobre as novas motocicletas Bajaj antes que pudessem ser avaliadas dinamicamente. Fizemos isso agora. Visualmente, analisando as três novas motos por fotografias e mesmo ao vivo, antes de podermos pilotá-las, a Bajaj Dominar 160 , a Bajaj Dominar 200 e a Bajaj Dominar 400 já haviam sido bem aceitas, uma vez que trazem consigo uma harmonia e modernidade quase inesperadas em suas linhas .
Começando pela caçula, a Bajaj Dominar 160 , a cilindrada de 160,3 cm³ de seu motor monocilíndrico refrigerado a ar (com auxílio de um radiador para reduzir a temperatura do óleo do sistema de lubrificação) supõe que a motocicleta vá enfrentar as utilitárias de cilindrada similares no mercado de entrada , mas algumas de suas características a colocam um pouco acima desse patamar.
A começar pelo cabeçote SOHC de quatro válvulas e dupla lumagem (duas velas de ignição, para otimização da queima do combustível na câmara de combustão). Um motorzinho bem ajustado, de origem KTM , com cilindrada reduzida para, quem sabe, durar mais.
A potência declarada de 17 cv é maior que das suas prováveis rivais, a Honda CG 160 (15 cv) e a Yamaha Factor 150 , ou mesmo da Yamaha Fazer 150 , mais parecida visualmente, mas a suspensão traseira monoamortecida a coloca mais perto da Yamaha FZ15 (todas as Yamaha com potência de 12,4 cv).
Experimentada em um circuito fechado (Haras Tuiuti), a Bajaj Dominar 160 “dominou” bem as travadas curvas daquela pista, que recebe muito bem pequenas esportivas. O motor se mostrou valente e agressivo , principalmente se mantido em rotações próximas à máxima . Dá para perceber isso também no ronco do motor , diferente das comportadas concorrentes.
A mesma coisa podemos dizer da Bajaj Dominar 200 , uma vez que é praticamente a mesma motocicleta só que com maior cilindrada e câmbio de seis marchas (a Dominar 160 tem cinco marchas).
O motor SOHC tem cilindrada de 199,5 cm³ e é refrigerado a água, também com quatro válvulas mas com a diferença em relação à 160 na tripla lumagem (três velas de ignição no único cilindro). A potência é de 24,5 cv , maior que os 22,4 cv do motor de 249,5 cm³ da Honda Twister e os 21,5 cv do motor de 249 cm³ da Yamaha FZ25 .
Na pista, logicamente, a Bajaj Dominar 200 foi bem mais rápida e mais divertida do que a sua irmã menor, mas com as mesmas sensações de pilotagem de uma pequena esportiva. As reações ao acelerador da Bajaj Dominar 200 lembram bem a KTM 200 Duke , de quem o motor deriva. O mesmo não se pode dizer da ciclística , bem diferentes nas duas motocicletas.
A motocicleta que todos esperavam conhecer melhor era, claro, a Bajaj Dominar 400 . Dona de um porte até avantajado , tanto no tamanho quanto nas linhas, bem esportivas, tem um toque de moto touring, principalmente se acompanhada pelas malas, que, quando assim equipada, poderia mesmo merecer a designação de Sport Tourer.
O motor monocilíndrico da Bajaj Dominar 400 é um DOHC de quatro válvulas e tripla lumagem, refrigerado a água, com cilindrada de 373,3 cm³ e potência declarada de 40 cv , apenas 2 cv a menos que sua rival mais próxima, a Yamaha MT-03 , que tem motor bicilíndrico de 321 cm³ e potência de 42 cv. Acima dessa, apenas a Kawasaki Z400 , com seu motor bicilíndrico de 399 cm³ e 48 cv de potência.
Nesses casos, a maior vantagem da Bajaj Dominar 400 seria mesmo o menor valor de aquisição .
Não poderia deixar de dizer que o esperado aconteceu, ou seja, na pista, a Bajaj Dominar 400 se mostrou bem mais divertida do que as duas primeiras. Tentando segurar os ânimos, mesmo assim, depois de algumas voltas no circuito para “pegar a mão”, a verdinha me proporcionou alguns minutos de muita emoção , parando ainda com a adrenalina alta antes que aquele piso molhado causasse algum desconforto aos meus joelhos desprotegidos.
Resumindo a história, me parece que a Bajaj tem tudo para se firmar neste nosso mercado tão competitivo, nos três segmentos a que se propõe. Pode ser que a menor delas, a Bajaj Dominar 160, tenha um pouco mais de dificuldade de se impor , nem tanto pela presença de rivais de renome, tempo de mercado e volume de produção, mas pela sua própria irmã “do meio”, a Bajaj Dominar 200, que tem muito mais a oferecer por um acréscimo de preço de menos de mil reais .
A Bajaj Dominar 160 custa R$ 18.680 , a Dominar 200 custa R$ 19.637 e a Dominar 400 custa R$ 24.200 . Para mais detalhes técnicos sobre as três novas motocicletas, clique aqui . Vida longa às Bajaj brasileiras!
Fonte: IG CARROS