A passagem de uma nova frente fria, combinada com a circulação dos ventos, provoca o aumento da chuva no Sul do Brasil e altera o tempo com impactos em Marília e região.
Há risco de temporais no centro-sul e oeste de MG, no RJ, centro-norte e oeste de São Paulo, incluindo Marília, além do sul do ES e de GO.
O Instituto Nacional de Meteorologia inclui a cidade em risco de chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Indica que na terça-feira o dia também começa com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas na região com potencial de atingir a cidade, uma projeção que se estende até a sexta-feira.
A projeção foi divulgada também pelo Instituto de Pesquisas meteorológicas da Unesp em Bauru, que destaca a aproximação da frente fria, com tempo instável, muita nebulosidade e previsão de chuvas com trovoadas, por vezes com forte intensidade. “Este sistema atinge o estado na quarta-feira reforçando ainda mais as instabilidades.”
As temperaturas que começam a semana na faixa de 21º para mínima e 31º para máxima podem chegar a 16º e 25º até o final da semana na cidade.
O Tempo instável com chuva começa desde cedo na Região Serrana do Rio Grande do Sul e no extremo sul de Santa Catarina. Interior da Região Sul, com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer momento. Risco de temporais nos três estados, com raios e rajadas de vento podendo chegar aos 70 km/h.
No Sudeste, dia começou abafado em São Paulo, no Rio De Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo. São Paulo tem previsão de chuva moderada a forte entre a tarde e à noite, com risco de raios e rajadas de vento.
Na Região Centro-Oeste, a circulação dos ventos reforça nuvens carregadas em Mato Grosso do Sul, risco de chuva a qualquer momento, intercalando períodos de melhoria, risco de temporais, durante toda a segunda-feira.