O mundo do esporte a motor amanheceu de luto. Na noite de segunda-feira (02) o portal norte-americano TMZ informou que o piloto de Rally e RallyCross Ken Block havia sofrido um acidente de snowmobile (moto de neve) e falecido. Minutos mais tarde, a notícia foi confirmada através do perfil da equipe de Block , a Hoonigan, nas redes sociais.
Block é conhecido de longa data dos esportes radicais norte-americanos, com passagem por skate e motocross e é um dos fundadores da DC Shoes , marca de vestuário especializada em calçados para esportes radicais. Em 2004, vendeu sua participação na empresa e passou a se dedicar aos rallys e produção de conteúdo para mídia .
Paralelo ao seu calendário no Rally America , onde conquistou 16 vitórias, 28 pódios em 60 participações, Block ganhou notoriedade com a série de vídeos Gymkhana , onde fazia manobras e saltos com seu carro de rally em locações fechadas ou abandonadas.
A série de vídeos se tornou sucesso nas redes sociais e desde então, Block havia realizado 10 filmes da série com mais quatro extras, e dois com a participação de Travis Pastrana , rival de Block de longa data nos Rallys, mas amigo fora das pistas.
Além das Gymkhanas , Block chegou a competir em 24 etapas do WRC , campeonato mundial de rally, sendo 21 delas a bordo do Ford Fiesta WRC e conquistou sua melhor posição no Rally do México de 2013, terminando em 7º. Block ainda participou de edições do X Games e de diversos eventos de Rallycross nos Estados Unidos e na Europa.
Block foi parceiro da Ford por 11 anos, mas trocou a empresa norte-americana pela Audi e iniciaram juntos um projeto de eletrificação para a série de vídeos Gymkhana, chamada ” Electrikhana ” onde Block fazia suas manobras bordo de um veículo desenvolvido especialmente para o projeto, chamado de Audi S1 Hoonitron. O vídeo da parceria foi lançado em Outubro de 2022.
O último projeto de Block em seu canal no YouTube era o de restauração e de um Audi Quattro que sua filha Lia havia comprado. Lia já havia aparecido nos vídeos de seu pai, onde dirigia um Ford Mustang bi-turbo de 1.400 cv de potência , chamado de Hoonicorn, e durante o ano de 2022 participou de competições de Rally nos Estados Unidos.
Block também era figura constante em jogos de videogame, foi o principal nome de Dirt 3 e esteve presente na série Need For Speed e também CSR 2 , com seus carros presentes também na série Forza .
O mundo automotivo irá sentir a falta de Block, principalmente quem possui mais ligação com modificações e também criação de vídeos, já que Block foi um dos grandes responsáveis pelo início da popularização da cultura automotiva e produção de conteúdo relacionado a carros no YouTube .
Fonte: IG CARROS