A ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora do HBU (Hospital Beneficente Unimar), divulgou nesta quarta-feira um balanço de atividades de 2022 com uma análise de perspectivas para mostrar avanços nos serviços, novos desafios e muita evolução para saúde na cidade.
“O ano de 2022 termina com uma avaliação muito positiva, apesar de todos os desafios, as doenças da pós-pandemia e a nossa luta para manter a sanidade dos colaboradores. Por outro lado, 2023 está chegando com uma perspectiva muito grande, o que vai exigir nosso empenho para manter a excelência no atendimento à população”, disse a superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis,
Márcia destacou um ano de resgate da saúde física e mental das pessoas, especialmente colaboradores sobrecarregados. Mas lembrou conquistas físicas como implantação de mais dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e avanços em ampliação de estrutura e projetos educacionais de destaque.
O futuro promete mais: a ABHU passa a assumir a gestão do PA (Pronto Atendimento) da zona Sul, uma unidade pública do município que requer muita dedicação e empenho dos colaboradores.
“Sabemos da responsabilidade que é tocar mais um pronto atendimento da cidade, mas vamos fazer isso com bastante empenho e seriedade, assim como fizemos com a UPA Norte”, explicou.
Márcia disse que vai ser preciso contar com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, para que de fato seja possível cumprir com o objetivo maior, que é atender a população com excelência e de fato resolvendo os problemas que competem a um PA.
“O PA não pode ser a primeira escolha do paciente que está com um agravo de saúde. A primeira escolha são as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), esse é o espaço que tem de ser a primeira busca do paciente. O PA tem de ser para aquela dor intensa, que você precisa de uma intervenção imediata.”
Veja alguns dos destaques da ABHU
– Pediatria
“Foi uma novidade no hospital em 2022, já que nós não tínhamos leitos de pediatria. Mas diante da necessidade da população e do município, nós abrimos os leitos e uma enfermaria a toque de caixa, assim como foi na Covid, para atender nossas crianças.”
Para 2023 Márcia Mesquita Serva Reis anunciou a criação de uma nova enfermaria pediátrica no hospital, ainda mais robusta, com toda a infraestrutura de uma UTI pediátrica de retaguarda.
– Pet Scan e Radioterapia
Em 2023 deve começar a operação os setores de radioterapia e Pet Scan do Hospital Oncológico Unimar. “Vai ser mais uma fortaleza para o Hospital Oncológico. Porque a gente inicia os dois grandes e complexos equipamentos da área oncológica, que são o Pet Scan e a radioterapia.
O avanço vai além da cidade e beneficia toda a região. “A gente vai abranger a região. Porque não existe nada parecido com os equipamentos que estamos trazendo, num raio de 200, 300 quilômetros de Marília. Então nós vamos trabalhar não só para Marília, mas também para região.
– Revolução em bariátricasMétodos revolucionários na realização de cirurgias também projetaram o HBU para o reconhecimento nacional e internacional.
O método de cirurgias bariátricas, com equipe multidisciplinar, implantado pelo médico Paulo Grippa, ganhou destaque no Brasil e no exterior.
“Hoje nós temos uma equipe liderada pelo doutor Paulo Grippa que está inclusive apresentando trabalhos em nível nacional e internacional de como trabalhar de forma disciplinar e alcançar excelentes resultados nessa técnica que é a cirurgia por vídeo”, lembrou.
– Cirurgia Plástica
Outro segmento com muita visibilidade e êxitos a partir do trabalho do doutor Getúlio Duarte Júnior, docente da Unimar (Universidade de Marília).
“Ele tem levado trabalhos e técnicas hoje reconhecidas internacionalmente em outros países. Hoje a gente fala destes profissionais com muito orgulho, que tem levado o nome da Unimar e do HBU pelo mundo afora”, apontou.
– Crianças Salvam CoraçõesImplantado com participação da Unimar e outros parceiros para orientar crianças em situações de engasgadura ou parada cardíaca.
“Quando a gente fala que as crianças são o futuro da Nação e isso é mesmo. A gente conseguiu ver isso nesse projeto, quando a pequena Juliana Gonçalves de Lima, de 9 anos, conseguiu salvar a vida da funcionária Wania Bispo Santos, que ficou engasgada em casa.”
– Gestão da UPA
A superintendente lembrou ainda a permanência na gestão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte. “Ficamos muito felizes em ter ganho o chamamento público, mas sabemos da responsabilidade que é aprimorar ainda mais o serviço. Na verdade, nosso atendimento nunca está pronto, ele está sempre se renovando. O fato de já termos a experiência dessa gestão, agrega bastante em retorno à população”, afirmou.
– Colaboradores
Todos os colaboradores foram contemplados com cartão Uniacim que dá acesso aos serviços de saúde do plano de atendimento médico que une o complexo e a Associação Comercial da cidade.
Os colaboradores já tinham o atendimento no hospital, mas por meio do Uniacim, passarão a ter maior tranquilidade, inclusive na assistência dos familiares.
Márcia apontou ainda a dedicação, o carinho e todo empenho dos 1.042 colaboradores, dentre os quais 152 que atuam na UPA Norte, 45 que trabalham na UBS (Unidade Básica de Saúde) PA (Pronto Atendimetno) de Echaporã e outros cinco que atuam na USF (Unidade Saúde da Família) do bairro Jardim Maracá, em Marília.
– Selo Ouro concedido pela Unimed
Concedido pela Unimed Marília, é apontado como reconhecimento externo do trabalho. “O Selo Ouro vem com essa divulgação e o reconhecimento do trabalho que os nossos colaboradores têm feito e instiga a nossa equipe para ir para 2023 para buscar outros certificados de qualidade”, apontou.