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Cinco carros usados automáticos de até R$ 40 mil que são boas compras

Cinco carros usados automáticos de até R$ 40 mil que são boas compras


Os carros automáticos dominaram todos os segmentos de veículos novos. Têm compacto, médio, SUV, picape, tudo que você possa imaginar. Mas a realidade continua a mesma: eles são mais caros do que os automóveis manuais. Para fugir dessa despesa, compilamos cinco bons carros usados automáticos que custam até R$ 40 mil . Veja a lista.

Toyota Corolla

Bastou um comercial ao som de New Sensation para o Corolla de quatro gerações atrás ficar conhecido como Brad Pitt, a estrela da inesquecível propaganda. Mas não é só pelo vídeo que o Toyota Corolla usado é lembrado. 

Robusto, razoavelmente espaçoso e econômico, o sedã médio tem câmbio automático de quatro marchas. Pode parecer pouco para os parâmetros atuais, mas estamos falando de um carro que foi produzido há mais de 15 anos atrás. O motor 1.8 gera 136 cv e 17,5 kgfm, números que não chegam perto do 2.0 adotado na geração seguinte , mas que não desencantam no uso diário.

É fácil encontrar Corollas usados de anos-modelo entre 2004 e 2008 por menos de R$ 40 mil.

Honda Civic

Se falou Corolla, tem que falar de Honda Civic usado. O sedã médio também tinha opções manuais (belíssimo câmbio, aliás), mas a verdade é que o segmento dos sedãs médios foi o primeiro a popularizar o uso de transmissão automática na maior parte da gama.  

Embora o nome do concorrente seja de peso, o Civic tem a vantagem de ser muito superior tecnicamente, com suspensão traseira multilink e a direção mais rápida do mercado. A chamada geração New Civic foi uma ruptura em relação ao modelo anterior. Dá até para justificar o marqueteiro new em seu nome. 

Arrojado em estilo e direção, o sedã médio também oferece câmbio automático de cinco marchas como uma vantagem. O motor 1.8 também era mais esperto, tendo 140/138 cv (no caso dos flex) e 17,7/17,5 kgfm.

Além disso, o seu entre-eixos tem 2,70 metros, contra apenas 2,60 m do Corolla , que é encontrado pelo mesmo preço, mas é de uma geração anterior ao carro que realmente concorria com o Honda. O piso traseiro quase inteiramente plano é outro recurso que ajuda na hora de acomodar cinco ocupantes.

No entanto, o Civic apanha feio quando o assunto é porta-malas – são 340 litros (quase o mesmo que um Renault Sandero), face 437 litros do arquirrival.

Não é necessário garimpar para um Honda Civic automático feito entre 2007 e 2008 nessa faixa de preço.

Nissan Sentra

Se você é tiozão, deve se lembrar do comercial do tiozão, uma peça publicitária que zoava o visual datado dos rivais na época do lançamento do Sentra. Embora a peça de publicidade fizesse referência mais ao Corolla do que ao Civic , uma vez que o Honda era mais arrojado até que o Nissan, ficou na cabeça por muito tempo.

Seja como for, o Nissan Sentra usado é um automático de respeito . Ao contrário dos rivais citados acima, o sedã vinha com transmissão do tipo CVT.

Enquanto os concorrentes vinham apenas com motor 1.8, o Sentra tirava onda com o seu 2.0 de 142 cv e 20,3 kgfm. O entre-eixos de 2,68 metros fica a um nariz de distância do Civic, enquanto o porta-malas de 442 litros chega a ultrapassar o bom volume do Corolla.

Há uma outra vantagem: o Sentra pode ser comprado em versões feitas entre 2010 e 2012 . Só lembre-se que, por ser importado do México, suas peças são mais difíceis de serem encontradas.

Chevrolet Zafira

Superior ao Nissan Grand Livina  no arranjo dos assentos, o Chevrolet Zafira usado é um modelo pensado para a família. A minivan do Astra é superior ao carro que lhe deu origem em muitos aspectos. O motor 2.0 dos exemplares feitos entre 2009 e 2012 já é o 2.0 de 140/133 cv e 19,7/18,9 kgfm, e o câmbio automático tem quatro marchas.

A estrela que brilha é o espaço interno. O entre-eixos de 2,70 metros empata com o do New Civic, algo que lhe dá uma tremenda vantagem para aqueles que desejam andar com a ocupação completa. Só que há algo que não pode ser esquecido: o volume do porta-malas cai de 445 litros para apenas 90 litros quando todos os assentos estão em uso .

Para equilibrar melhor o espaço para pessoas e para bagagens, os dois assentos da terceira fileira podem ser embutidos individualmente no assoalho , algo que lhe dá uma vantagem e tanto diante do Nissan Livina, um projeto voltado para mercados emergentes. Não é à toa que o sistema interno foi projetado pelo estúdio de design da… Porsche.

Ford Focus

O mercado pode ter esquecido os hatches médios, mas essa lista não pode deixar o Ford Focus usado de fora. O estilo é arrojado até hoje, a direção deixa o Chevrolet Astra para trás (lembre-se dele também) e o nível de equipamentos da versão Titanium – a mais cara – fica a anos luz de distância. E lembre-se: o modelo também está disponível na configuração sedã.

Sempre equipado com o competente, porém sedento, motor 2.0 de 148/143 cv e 19,5/18,8 kgfm – somente o manual tinha opção 1.6 -, o hatch vem com câmbio automático de quatro marchas. Ao contrário do Powershift, essa transmissão não costuma apresentar problemas, embora não fuja do trivial oferecido na época.

Emotivo nas curvas e rápido, o carro mais potente da lista também se destaca em aspectos racionais. Os 2,64 metros de entre-eixos acomodam bem quatro adultos, embora os mais altos talvez se queixem um pouco ao serem obrigados a ir no banco traseiro. O porta-malas de 328 litros também não enche os olhos quando comparado aos hatches atuais. Por outro lado, o sedã tem o melhor volume da lista: 526 litros .

Que seja, o lance do Focus hatch é ser uma opção mais arrojada para aqueles compradores que não precisam de todo o espaço do mundo. É extremamente tranquilo encontrar carros feitos entre 2010 e 2013 por esse preço. 

No entanto, se você tem medo de comprar um carro antigo importado – lembrando que ele é feito na Argentina -, pense também no nacional Astra, cujo consumo é igualmente alto, além de perder no nível de equipamentos, mas é encontrado a cada esquina.

Fonte: IG CARROS