A Câmara de Marília publicou no Diário Oficial desta terça-feira ato da mesa diretora para desligar os três assessores parlamentares que ocupavam cargos de confiança nomeados pelo vereador Ivan Luís do Nascimento, o Ivan Negão, falecido aos 42 anos na semana passada.
O ato é assinado pelo presidente do Legislativo, Eduardo Nascimento, e pelos secretários da Mesa Diretora – Elio Ajeka e Vânia Ramos -.
Apesar de consolidar a vacância deixada pelo falecimento do vereador, a medida não foi acompanhada pela convocação do suplente, o ex-vereador e atual secretário da Saúde, Sérgio Antonio Nechar (PSB).
Embora haja expectativa para convocação a qualquer momento, a posse pode ser emperrada até final do recesso, sem necessidade de convocação de sessão extraordinária para a medida.
O Regimento Interno da Câmara prevê a convocação imediata após a vacância do cargo. A Lei Orgânica do Município – considerada a “Constituição” das cidades – define apenas o prazo de posse após a convocação: sete dias.
Nechar, que recebeu 1.447 votos na eleição de 2020, tem 71 anos – faz aniversário em junho – e nasceu em Piracicaba. É oncologista, formado pela Famema.
Foi vereador na cidade entre 1997 e 2000 e deputado federal entre 2007 e 2011. Disputou ainda eleições para deputado estadual e para vice-prefeito na cidade de Jaboticabal, sem êxito.