
O Fusca , idealizado no início da década de 30 pelo astuto Ferdinand Porsche , o mesmo cara dos famosos carros-esporte que levam seu nome, sem dúvida é um dos modelos mais populares da indústria automobilística mundial.
Tamanha febre por um veículo de pretensões singelas é explicada pela simplicidade, carisma, confiabilidade mecânica e, acima de tudo, amor, algo que se espalha rapidamente tal como o ” vírus da ferrugem ” em todos os quatro cantos do mundo.
Por aqui não foi diferente. O “nascimento” de sua narrativa surgia a partir de 1950, quando vieram as primeiras versões importadas, sendo que o primeiro exemplar, um ” Split Window ” ou ” Janela Bipartida ” foi vendido ao colecionador André Matarazzo. Aliás, este é um dos mais valorizados, podendo chegar a mais de meio milhão de reais facilmente.
À época, as 30 unidades que desembarcaram no porto de Santos foram vendidas por 60 mil cruzeiros, um “ágio” de 40 mil cruzeiros ante os 20 mil cruzeiros de cada exemplar , tudo em nome da exclusividade de ter um veículo em uma época que a malha rodoviária estava dando os primeiros passos.
Logo nos primeiros três anos, o carrinho simpático já reservou o seu espaço em nossos corações, graças ao seu sucesso imediato. Em 1953, a Volkswagen alugou um pequeno galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, para começar a produzir as primeiras unidades do Fusca.
Quatro anos depois era inaugurada a fábrica Anchieta, localizada nas margens da rodovia de mesmo nome na cidade de São Bernardo do Campo , na grande São Paulo, e logo depois, em 1959, o primeiro Fusca nacional chegava para ser comercializado.
Curiosamente, o nome Fusca só passou a ser oficializado pela VW a partir de 1983, mas antes deste período, os documentos traziam apenas “VW Sedan” durando até o ano de 1986 sem praticamente nenhuma reestilização marcante ao longo deste período.
Mas o que parecia ser o fim para o clássico antigo e colecionável de maior prestígio, o líder de vendas e de sucesso no mundo inteiro voltaria a ser fabricado no Brasil no ano de 1993, com uma estratégia de tentar reaver o conceito dos carros populares de mais cilindrada do que a limitada aos 1.0. O então presidente da república Itamar Franco fez uma sugestão à fábrica da Volkswagen para que voltasse um dos carros mais queridos do brasileiro.
Infelizmente, a série acabou não vingando devido à concorrência desleal com carros populares mais modernos e avançados . Com um investimento de 30 milhões pela volta do Fusca , o projeto rendeu apenas 47.700 veículos comercializados.
Desde a sua estreia no mercado brasileiro até o final de sua produção em 1996, o Fusca praticamente manteve as mesmas linhas clássicas que fez dele um sucesso mundial, somando a incrível marca de 3.372.000 unidades vendidas no Brasil.
Com tantos motivos para nos orgulhar de um dos modelos que direta ou indiretamente fizeram parte de nossas vidas e da própria economia do Brasil, que não poderia deixar de ter uma data especial de comemoração: 20 de janeiro.
E para celebrar este momento tão especial resolvemos homenageá-lo com as séries especiais de um dos clássicos mais queridos pelo brasileiro.
1) VW Fuscão 1600 S
Batizado de Super Fuscão 1600 S, foi lançado em 1974 . Por fora, as novidades eram a tomada de ar preta sobre o capô traseiro e as largas rodas com aro de 14 polegadas, similares às da Brasília. Por dentro, adicionava forração interna com carpete, bancos reclináveis, volante de três raios e alavanca de câmbio mais curta. Entretanto, o maior destaque estava no motor, que adicionava dupla carburação e 5 cv a mais em cima dos 65 cv do 1600 convencional.
2) Fusca Série Prata – 1980
Os Fuscas da edição especial Prata, além da cor da carroceria prateada, trazem também dois diferenciais interessantes: volante da linha Passat e os bancos mais confortáveis e macios. Vale destacar também o adesivo na tampa traseira e a padronagem do estofamento.
3) Fusca Série Especial “Love” – 1984
Lançada em 1984 como linha 1985 para comemorar os 25 anos da produção do Fusca , a cor é o grande diferencial da Série Especial Love. Todos os exclusivos 2.800 Fuscas foram pintados na cor metálica azul copa, além das rodas aro 14 emprestadas do VW Brasilia .
4) Fusca Última Série – 1986
O Fusca “Última Série” é um dos modelos mais valorizados, dada a explicação de que se trata da última “safra” quando a Volkswagen do Brasil decidiu encerrar a produção do sedan, em 1986 . Foram produzidas apenas 850 unidades, todas vinham com pintura metálica, manual e chave banhada a ouro.
5) Fusca Série Ouro — 1996
Após voltar em 1993 e ter a produção interrompida em 1996, o Fusca Série Ouro foi a edição de despedida. A série vinha com diferenciais interessantes, tais como faróis de neblina , adesivo comemorativo da edição e nova grafia ‘Fusca’ em alto relevo colada na tampa traseira e era vendidos em quatro cores: Vermelho Dakar, Verde Nice, as únicas cores perolizadas do Fusca produzido no Brasil, Prata Lunar (Metálica) e Branco Star (sólida).
Fonte: IG CARROS