Marília

Santa Casa vai a encontro de hospitais discutir oncologia pelo SUS

Santa Casa vai a encontro de hospitais discutir oncologia pelo SUS

Representantes da Santa Casa de Marília participaram de reunião em São Paulo para discutir ações de melhorias no setor oncológico. O encontro focou a assistência do SUS (Sistema Único de Saúde) no tratamento do câncer.

O encontro foi promovido para o aprofundamento do debate sobre a assistência oncológica pelo SUS no Estado de São Paulo. Dirigentes e provedores de Santas Casas e hospitais filantrópicos que prestam serviços do gênero foram convidados a participar. 

Contou com as presenças do diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) e assessor técnico de gabinete da Secretaria do Estado da Saúde, Edson Rogatti, do novo secretário da Pasta, Eleuses Vieira de Paiva e do secretário-adjunto estadual de Saúde, Sérgio Okane. 

O cenário atual e soluções para a ampliação de procedimentos oncológicos no Estado, de forma regionalizada, foram tratados na oportunidade.

Pela Santa Casa de Marília estiveram na reunião o superintendente geral Sérgio Stopato Arruda, o segundo vice-provedor Francisco Carlos Verza, a diretora-técnica do hospital Ismênia Torres e a coordenadora do Centro de Oncologia, Lia Rachel Gaspari. Ambos ficaram satisfeitos com o envolvimento do governo estadual e da Fehosp nas questões relacionadas à Oncologia, área cada vez mais em evidência por conta do aumento constante nos registros de novos casos de câncer. 

Iniciativas foram discutidas para melhorar o acesso e a qualidade no atendimento à população. 

Referência regional 

O Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília tem tradição de mais de 20 anos e faz o maior volume de tratamentos oncológicos aos pacientes do SUS na região de 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde). A unidade hospitalar filantrópica mariliense realiza anualmente, somente na área oncológica, pelo SUS, mais de 18 mil consultas, 400 cirurgias e 9 mil sessões de quimioterapia. 

Com recursos de R$ 8,8 milhões do Ministério da Saúde, Unidade de Radioterapia está sendo construída em espaço ao lado do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e a expectativa é que esteja em funcionamento no segundo semestre deste ano. 

Com o novo serviço, a Santa Casa de Marília vai passar a realizar um atendimento integral ao paciente no tratamento do câncer, em âmbito regional. A expectativa é que pelo menos 1 mil pacientes sejam atendidos anualmente na nova Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.