O Ministério da Saúde publicou do Diário Oficial da União a renovação de autorização ao “Banco de Tecido Ocular Humano” do Hospital das Clínicas de Marília.
Na prática, autoriza o HC Famema a promover a retirada de tecido ocular humano, armazenamento e distribuição do órgão, procedimento que tem início com a identificação do doador e entrevista com a família.
A autorização garante mais dois anos de concessão dos serviços e foi assinada pelo médico Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.
A enfermeira Débora Costa Gutierres, do Banco de Tecido Ocular Humano do HCFAMEMA, diz que a equipe realizou 406 captações de córneas entre 2018 e 2022.
“Depois da identificação do doador, entrevista e autorização da família os procedimentos técnicos são iniciados”, disse.
Com análise de viabilidade favorável da equipe de oftalmologia, a córnea é retirada, bem como uma amostra de sangue para análises laboratoriais gerais e de sorologia.
Após resultados favoráveis, o órgão é inserido no Sistema Estadual de Transplantes e distribuído conforme critérios de proximidade e urgência.
“A equipe do hospital solicitante se encarrega de retirar o órgão aqui no Hospital das Clínicas. Já atendemos diversas cidades do Estado de São Paulo”.
“Compartilhe com a sua família o desejo em ser um doador de órgãos e tecidos. Procedimento tem início com a identificação do doador e entrevista com a família. Milhares de brasileiros esperam por um transplante e ser um doador de órgãos é um ato de amor e solidariedade”, diz uma mensagem do hospital sobre a renovação.