Arte & Lazer

'Viajei sozinha no maior navio a navegar em águas brasileiras'

'Viajei sozinha no maior navio a navegar em águas brasileiras'


Sempre tive vontade de viajar sozinha, mas nunca tive coragem o suficiente até que o iG Turismo foi convidado a participar da inauguração do MSC Seashore . Foi a minha primeira vez em muitas coisas: a primeira viagem sozinha, a primeira a trabalho e o meu primeiro cruzeiro. ‘Que roupa eu tenho que levar?’, ‘Será que vou encontrar pessoas da minha idade?’, ‘E se eu sentir enjoo?’ foram as perguntas que fiquei martelando na minha cabeça durante toda a semana que antecedeu a viagem.

Eu tenho 23 anos e, para ser muito sincera, nunca fui muito de aproveitar a minha própria companhia. Meus pais, amigos e ex-namorados sempre me acompanharam em tudo que eu fazia. Mas, no fim, ter ido sozinha foi a melhor parte porque isso não me impediu de fazer nada do que eu queria — principalmente, de conhecer pessoas da minha área, que sim, algumas também tinham a minha idade. Ainda serviu para me mostrar que eu posso me virar sozinha e me divertir sem depender de outras pessoas.

O MSC Seashore

MSC Seashore visto de fora
Gabrielle Gonçalves/iG Turismo

Veja o tamanho do MSC Seashore

O MSC Seashore foi inaugurado no Brasil oficialmente no dia 10 de dezembro. No país, já passou por Salvador, Búzios, Rio de Janeiro e Santos e agora embarca para outros destinos da América do Sul. As reservas  podem ser feitas no site da MSC.

Antes de chegar em terras tupiniquins, o navio também passou por Miami, nos Estados Unidos, e pelo Caribe. É importante destacar que os preços dos pacotes podem mudar de acordo com o destino e a temporada.

Com a promessa de ser o maior e mais moderno de sua classe a navegar por águas brasileiras, o MSC Seashore pesa 169,4 mil toneladas e tem 76 metros de altura — quase 44,5 vezes mais alto que um homem brasileiro médio, que tem 1,71 m, segundo dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE. 

Além disso, o navio tem 339 metros de comprimento, 41 de largura e capacidade máxima para 5.877 hóspedes, divididos em 2.270 cabines. Dessas, 74 são destinadas para pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. São 20 andares no total.

Assim que embarca, o hóspede recebe um cartão, usado para entrar e sair do MSC Seashore. Chamado de “cruise card” (“cartão de cruzeiro”, em tradução livre), ele ainda contém informações sobre o deck e o número da cabine, o pacote contratado e o ponto de encontro em casos de emergência, além de servir como chave para entrar no quarto.

Também é possível vinculá-lo ao seu cartão de crédito para fazer compras e assim evitar filas na hora do check-out.

E se eu sentir enjoo?

É possível sentir o navio se mexer… mas não, eu não senti enjoo. Ainda assim, aconselho a levar um remédio na mala — vai que você não tem a mesma sorte que eu. O MSC Seashore atinge uma velocidade máxima de 21,8 nós, o equivalente a 40 km/h. Em média, a velocidade máxima dos navios de passageiros não passa de 50 km/h.  

Que roupa eu tenho que levar?

Sobre a roupa, a minha dica é: desencana. Como a viagem era a trabalho, o  dress code era esporte fino — mas nada muito chique. Um dia antes de embarcar, eu cheguei a ir ao shopping para comprar algumas peças para levar. A minha preocupação foi tanta que fez eu me sentir um pouco arrumada demais em algumas ocasiões. A viagem não exigiu muita formalidade, com exceção da cerimônia de inauguração do navio e do jantar de gala.

Mas nada que um bom e velho “all black” não resolvesse. Se não quiser errar, aposte em um vestido preto longo ou em um blazer preto para atividades que exigem um pouco mais de elegância. Lembre-se que, por ser um cruzeiro, grande parte das pessoas estará usando roupa de banho na maior parte do dia. Para a noite, vale caprichar um pouco mais, principalmente se for visitar algum dos restaurantes ou assistir aos shows ou às apresentações de dança.

Perrengue chique

Se você não souber falar inglês, poderá passar sufoco, pois muitos funcionários são estrangeiros. Conversei com alguns que vieram das Filipinas, Bali, Honduras e Ilhas Maurício, mas também há trabalhadores brasileiros. Os preços são todos em dólar, e só aceitam cartão de crédito internacional — é possível pagar à vista em real também. 

Cabines

uma das cabines do MSC Seashore
Gabrielle Gonçalves/iG Turismo

Vista de uma das cabines do MSC Seashore

O navio é muito grande e é muito fácil se perder. Por isso, se atente aos mapas interativos que ficam próximos aos elevadores.

O MSC Seashore conta com 7 categorias de cabines, além dos 5 tipos diferentes disponíveis no MSC Yatch Club, que vamos explorar mais abaixo. São elas:

  • Cabines internas: divididas nas opções Interna Deluxe, com 14 m² a 16 m² de área e capacidade para até quatro hóspedes; e Interna Premium, com aproximadamente 28  m² de área e capacidade para até cinco hóspedes.
  • Cabines Externas com Vista para o Mar: possuem janela com vista para o mar, têm aproximadamente 17 m² de área e acomodam até quatro pessoas.  
  • Cabines Externas com Varanda: se dividem em Varanda Deluxe, que conta com 17 m² de área, varanda com espaço de 5 m² a 6 m² e capacidade para até quatro pessoas; e Varanda Aurea Deluxe, que também possui aproximadamente 17 m² de área, varanda com espaço de 5 a 9 m² e capacidade para até quatro pessoas. 
  • Suítes: se dividem em Suíte Aurea Júnior, com cerca de 17 m² de área, varanda com aproximadamente 16 m² e capacidade para até quatro hóspedes; Suíte Aurea Premium, com espaço de 26 m² a 32 m², 9 m² a 14 m² de varanda e capacidade para até quatro pessoas; Suíte Aurea Premium com Terraço, com cerca de 28 m² de área, 38 m² de varanda e capacidade para até duas pessoas; e ainda Suíte Aurea Premium com Hidromassagem, que conta com cerca de 28 m², varanda com aproximadamente 7 m² e capacidade para até cinco hóspedes. 
  • Grand Suíte:   se dividem em Grand Suíte Aurea, com 35 m² a 49 m², sala de estar separada, além de varanda com 10 m² a 21 m²; e Grand Suíte Aurea com dois quartos, que conta com capacidade para até seis pessoas, possui dois banheiros — um com banheira e outro com chuveiro — sala de estar e varanda com cerca de 17 m² de área. 

Passei duas noites no navio e fiquei hospedada em uma Cabine com Varanda. Não tenho nada a reclamar!

Se a viagem for em família, o MSC Seashore também conta com as cabines Superfamily, que combinam duas cabines adjacentes e acomodam até seis pessoas, e as cabines Superfamily Plus, que conectam três cabines, para até 10 pessoas.  

Se você gosta de luxo e exclusividade (e tem dinheiro), o MSC Seashore também conta com o MSC Yacht Club, uma área premium, com recepção própria, espaços privativos e serviço de mordomo 24 horas por dia (você pode até pedir para ele fazer ou desfazer sua mala).

O MSC Yacht Club fica localizado nos decks mais altos do navio, com quatro andares exclusivos, e concentra as cabines mais caras. No site, por exemplo, uma viagem de sete dias na temporada, com embarque e desembarque em Santos pode ser encontrada a R$ 10.283 por pessoa mais as taxas, a depeder da cabine.

Ao todo, são 91 cabines, sendo duas Owner’s Suites, duas Suites Royal, 41 Grand Suite Deluxe, 66 Suites Deluxe e 20 Suites Internas. As primeiras são as maiores e mais luxuosas do MSC Seashore, com 98 m² de área, além de hidromassagem, sala de estar, sala de jantar e vista privilegiada. Tem até um closet. Parecem um apartamento (veja a foto abaixo) e, sim, é lá que ficam os donos da MSC quando estão hospedados no navio.

Os hóspedes do MSC Yacht Club também contam com pacote de internet e de bebidas all-inclusive , assim como acesso ilimitado ao minibar da cabine e à área termal do MSC Aurea SPA. Ainda há loja, restaurante e piscina próprios.

Ao reservar o cruzeiro, os hóspedes também poderão optar por diferentes experiências:

  • Experiência Bella: pacote inicial da companhia. Disponível para cabines internas e externas com varanda ou com vista para o mar. Inclui refeições nos restaurantes principais e no buffet, teatro, acesso a todas as áreas públicas do navio como piscinas e bares, instalações esportivas ao ar livre, academia, áreas recreativas infantis e entretenimento para todas as idades.
  • Experiência Fantastica: disponível em cabines internas ou externas com varanda ou vista para o mar. É possível escolher o número da cabine e sua localização. Além do que inclui a experiência Bella, a experiência Fantastica possui serviço de café da manhã na cabine, escolha do turno do jantar e reserva flexível, que permite ao hóspede uma alteração gratuita em seu cruzeiro.  
  • Experiência Aurea: disponível em suítes e cabines com varanda com as melhores localizações, além de oferecer a oportunidade de escolher a cabine e sua localização. Além de todos os serviços das opções Bella e Fantástica, a Experiência Aurea inclui pacote de boas-vindas, serviço de quarto 24 horas, livre escolha do turno do jantar com área ou restaurante dedicado, acesso exclusivo ao Top Exclusive Solarium, amenidades na cabine (incluindo roupão e chinelos), menu de travesseiros, acesso à área termal no MSC Aurea Spa (apenas adultos), prioridade no embarque e na entrega de bagagens e reserva flexível, que permite ao hóspede uma alteração gratuita em seu cruzeiro. 

Gastronomia


São nove restaurantes, além do buffet: o MarketPlace. Apesar da grande variedade de opções para café da manhã, almoço e jantar, ele deixa um pouco a desejar. As comidas são muito “americanizadas”. Também não se deixe enganar pelas sobremesas: parecem muito mais gostosas do que de fato são.

Outros restaurantes estão inclusos em todos os pacotes e levam nomes de endereços famosos nos Estados Unidos: o 5th Avenue, o Tribeca Restaurant e o Central Park Restaurant. Já o Manhattan Restaurant está incluso na experiência Aurea. Se passar por lá, vale a pena experimentar a salada de lula, o salmão em crosta e o royale de chocolate.

É fã de culinária? Considere visitar pelo menos um dos cinco restaurantes de especialidades: Kaito Sushi Bar (comida japonesa), Kaito Teppanyaki (comida japonesa), Hola! Tacos & Cantina (comida mexicana), Butcher’s Cut (churrascaria) e Ocean Cay (frutos do mar). 

O Kaito Teppanyaki vale muito a experiência, principalmente pelo carisma dos chefs de cozinha, que cantam, fazem piadas e equilibram facas enquanto preparam o seu prato. Mas o meu preferido foi, de longe, o Ocean Cay. Não torça o nariz para os frutos do mar; assim como eu, você pode se surpreender.

Combine os pratos com vinhos brancos e tintos!

O que fazer no navio?

As atividades variam de acordo com o pacote escolhido no ato da compra. A dica é se atentar ao cronograma de atividades diárias entregue na cabine pelo serviço de quarto. Antes de mais nada, se você for para um cruzeiro, pare para assistir ao nascer ou ao pôr do sol. Você não vai se arrepender!

O MSC Seashore oferece seis piscinas, sendo duas de borda infinita, localizadas no deck 8. Infelizmente, nelas, não é permitido entrar com criança.

Na maior parte das piscinas, é possível se refrescar enquanto contempla a vista para o oceano. E mais: o navio conta com 16 hidromassagens, além de toboáguas. No deck 16, os hóspedes encontram a Jungle Pool, com cobertura retrátil e que, por isso, pode ser aproveitada mesmo quando chove. 

Já a Long Island Pool fica no deck 18 e é a piscina principal do MSC Seashore. Lá, também tem shows e aulas de ginástica. O espaço é conectado ao Pirates Cove Aquapark, o parque aquático do navio, ideal para quem tem filhos. 

São muitos os bares e lounges, com opções que vão desde café, chopp e drinks até champagne e vinhos sofisticados. No The Wine Cellar, há uma adega com uma variedade de opções para quem aprecia um bom vinho.

Em alguns deles, também tem música ao vivo, como no The Uptown Lounge e no Brooklyn Cafè. Já o Venchi 1878 Chocolate Bar oferece bebidas com chocolate. Há ainda o Sports Bar, para os amantes de esportes e cervejas. Infelizmente, não consegui visitar todos. 

Inimigo (a) do fim? Dá para aproveitar as noites no Le Cabaret Rouge, a “balada” do navio. O espaço chama atenção principalmente pela sua decoração inspirada na década de 1920. Também há um bar para comprar coquetéis. Vale uma visitinha.

Na primeira noite, a programação incluía uma “festa silenciosa”, em que cada um escutava a própria música em um fone de ouvido. O conceito, inspirado na série ‘Atypical’, da Netflix, fez sucesso nas redes sociais um tempo atrás.

No fim, a ideia foi melhor do que a execução. Até porque era necessário tirar o fone para conversar com outras pessoas, sobretudo com os garçons. Mas eu confesso que gostaria que tivesse durado mais tempo (foram apenas duas horas de experiência. Depois, a balada continuou normalmente).

Na praça central do navio, fica o Atrium. Com quatro andares, o espaço é perfeito para pedir uma bebida e conhecer pessoas novas. Por lá ainda costuma rolar música ao vivo. Assisti a shows de Afonso Nigro, Alinne Rosa, Toni Garrido e Luiza Possi.

Não tenha medo de ficar incomunicável no meio do nada: é possível contratar internet. Mas não se esqueça de conferir as condições do seu pacote!

Opções de lazer e entretenimento realmente não faltam. O MSC Seashore conta com lojas, quadra poliesportiva, academia e spa, além de jogos no Hall of Games, que incluem um simulador de Formula Racer e Cinema XD. Também oferece apresentações à la Broadway no Madison Theatre e até um cassino — mesmo proibidos no Brasil, os jogos de azar são permitidos em águas internacionais.

A parte interna do navio é toda inspirada em Nova York e conta com a sua “própria” Times Square — a praça mais famosa do mundo. Além deste, há outros espaços instagramáveis — fora a própria vista para o mar —, como a escada de pedras Swarovski, um clássico da MSC, o túnel de luzes e um balão de ar decorativo. 

Durante a minha viagem, encontrei os ex-BBBs Kaysar Dadour, Guilherme Napolitano, Victor Hugo, Eslovênia Marques e Lucas Bissoli. A atriz de Chiquititas e ex-De Férias com o Ex, Cinthia Cruz, também estava lá. 

E para as crianças?

Para ser sincera, não vi muitas crianças a bordo do navio. Para quem tem filhos, o MSC Seashore promete 703 m² de área infantil, em espaços para cinco grupos diferentes, divididos por faixa etária: Baby Club (para crianças de até 3 anos), Mini Club e Juniors Club (para crianças de 3 a 11 anos) e Young Club e Teen Club (para adolescentes de 12 a 17 anos). Segundo a empresa, as crianças são atendidas por uma equipe multilíngue. 

A área infantil não tem custo adicional, e os pais e responsáveis podem levar os pequenos a qualquer momento, de acordo com o horário de funcionamento e sem necessidade de agendamento prévio. O Baby Care, serviço que oferece uma equipe para brincar e cuidar das crianças, também está incluso na compra de qualquer pacote.

Confira a galeria de fotos do MSC Seashore!


Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

Fonte: IG Turismo