Esportes

Cardiologista de Marília integra equipe de pré-temporada no feminino do Palmeiras

Cardiologista de Marília integra equipe de pré-temporada no feminino do Palmeiras

Cardiologista e médico do esporte, com especialização nas duas áreas, o médico André Moro começou 2023 com desafio de elite: integrar a equipe médica na pré-temporada do time feminino do Palmeiras, em São Paulo.

Moro foi convidado pelo coordenador da equipe, o ortopedista Daniel Guedes, em virtude da formação específica nas ruas áreas, uma condição ainda rara.

Daniel Guedes, ortopedista e coordenador da equipe, com o cardiologista André Moro, de Marília

Acompanhou outros profissionais em programa de altíssimo nível para a equipe campeã da Libertadores no futebol feminino além de outras conquistas importantes na temporada 2022.

“Estivemos com uma equipe de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, para uma avaliação de pré-temporada. Minha participação foi consulta e exames de ecocardiograma – ultrassom cardíaco para alterações no tamanho e força – e o teste de esforço cardiopulmonar que avalia estado de performance de cada atleta”, explicou o médico.

Os exames permitem prescrição personalizada de exercícios e preparação física e respiratória, já que cada atleta responde de forma diferente ao período de férias e tem diferentes necessidades pessoais.

André Moro disse ter ficado impressionado com a estrutura, organização e qualidade do material à disposição da equipe e do atendimento às atletas, desde os sistemas de exames e acompanhamento médico até os espaços de hospedagem, alimentação e lazer.

Mas explicou que este tipo de exame é importante e oferecido em Marília para qualquer atleta, profissionais ou amadores, que sejam submetidos a limites de esforços e exigência física.

“Temos muitos atletas que treinam com a intensidade de profissionais. A avaliação vai depender de alguns fatores como idade, estado de condicionamento físico – uma pessoa acima de 50 anos vai exigir atenção diferente daquela com 20 anos e histórico de treinamentos -. Os exames que a gente fez na equipe do Palmeiras servem a amadores”, explica.

Formado pela Famema, já atuou também com o Comitê Olímpico Brasileiro e além das especializações – reconhecidas por sociedades brasileiras das duas áreas – tem também doutorado em Cardiologia pela Unesp.

Presidente por três mandatos na regional Marília da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, ele destaca a importância dos exames preventivos e acompanhamento até para treinos de alto impacto em academias.

“A falta do exercício, mas o excesso faz mal também. Os mais estudados são maratonistas e ultramaratonistas”, explica. Para saber mais, acompanhe o médico nas redes sociais, pelo Facebook e pela conta do Instagram.