No próximo dia 27, a comunidade mundial do futebol vai saber quem foi o melhor jogador do mundo em 2022. As apostas24 estão a todo vapor para eleger os principais candidatos entre os 14 nomes anunciados pela Fifa, entidade máxima do futebol, no início de janeiro.
Entre os nomes, aparecem dois brasileiros: Neymar e Vini Jr. O primeiro teve uma temporada regular com o Paris Saint Germain, com o título do Campeonato Francês. No entanto, Neymar fez apenas dois gols na Copa do Mundo do Catar, algo que o coloca atrás de outros concorrentes mais fortes.
Aos 31 anos, o principal jogador brasileiro na atualidade e camisa 10 da seleção canarinho está cada vez mais distante de ser consagrado o melhor do mundo. Sua melhor colocação na premiação aconteceu em 2015, quando ele acabou na terceira colocação, atrás de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
Outro que aparece na lista, inclusive com mais chances do que Neymar, é o jovem Vini Jr, atacante do Real Madrid. O atleta de 22 anos teve sua melhor temporada no clube espanhol, com 22 gols, 20 assistências e os títulos do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões – ele fez o gol da final contra o Liverpool, na vitória por 1 a 0.
Em sua primeira Copa, Vini Jr não rendeu aquilo que se esperava e balançou as redes apenas uma vez, contra a Coréia do Sul, nas oitavas de final. Ainda assim, o ano de 2022 pelo clube espanhol deve colocá-lo à frente de Neymar para ser o melhor brasileiro da lista.
A lista de favoritos ao prêmio deve ficar mesmo entre três nomes que dominaram os gramados no ano passado: Lionel Messi, Kylian Mbappé e Karim Benzema. Os três tiveram muito sucesso em seus clubes e seleções e a disputa para saber quem vai ficar com o troféu está acirrada.
Vamos começar falando de Lionel Messi. Após mais um ano de adaptação ao PSG, Messi chegou a Copa do Catar com a responsabilidade de tentar vencer o inédito mundial com a seleção da Argentina.
Considerado um dos maiores e melhores jogadores do mundo, o atleta sempre foi cobrado, sobretudo entre os hermanos, por nunca ter conseguido vencer uma Copa. A comparação com Diego Maradona, que liderou a Argentina no Mundial de 1986, sempre foi um fator incômodo para o atual camisa 10.
Em um grande Mundial, Messi conseguiu, enfim, vencer a Copa. Foi o vice-artilheiro da competição (7 gols) e escolhido o melhor jogador do torneio. Aos 36 anos, o atleta atingiu o ápice da forma futebolística para conquistar o único torneio que lhe falta na extensa lista de títulos que ostenta.
Mas a concorrência com Messi não está fácil. Mbappé, seu companheiro de PSG, fez mais de 40 gols na temporada com a camisa do clube francês. É o melhor jogador e líder do time, superando Messi e Neymar dentro do vestiário. Na Copa, também foi importantíssimo para que a França chegasse à final. Fez 8 gols e terminou o Mundial como artilheiro da competição. A derrota na final para a Argentina, no entanto, deve frustrar os planos de levar o prêmio de melhor do mundo em 2022.
Por fim, outro concorrente é Karim Benzema, atacante do Real Madrid que liderou o clube na conquista da décima quarta Champions League de sua história. O atacante Francês de 36 anos é o principal centroavante do futebol mundial neste momento e já foi agraciado, em outubro do ano passado, com o prêmio Ballon D’or, da revista francesa France Football. O prêmio também elege os melhores do mundo. Benzema, no entanto, ficou de fora da Copa do Mundo, algo que deve pesar na escolha.
Além dos jogadores já citados, outros atletas disputam o prêmio da Fifa: Julian Alvarez, Jude Bellingham, Kevin de Bruyne, Erling Haaland, Achraf Hakimi, Robert Lewandowski, Sadio Mane, Luka Modric e Mohamed Salah. Até o dia 27 de fevereiro, a expectativa será enorme.