A forte chuva da noite de segunda-feira e o acumulado dos últimos dias provocaram estragos em sistemas de contenção com situações de riscos para moradores e motoristas em Marília,
O rompimento de uma caixa de contenção de chuva criou um grande volume de água por chácaras da Estância Uberlândia, na zona sul, que apesar de estar junto à zona rural integra o perímetro urbano, inclusive com pagamento de IPTU.
“Fez um estrago na chácara ao lado. Aqui em casa arrancou o poste de energia e o hidrômetro. Imagina o caos, parecia um rio descendo pela chácara do vizinho de frente”, disse um morador.
Ainda não há balanço de danos ou mais estruturas atingidas, que podem envolver ceras, muros e ligações elétricas. Na avenida das Esmeraldas, considerada região nobre da cidade, também foi registrado ponto de inundação com sobrecarga de sistemas de contenção.
A Defesa Civil da cidade ainda não divulgou balanço de atendimentos e eventuais registros de danos e o Instituto Nacional de Meteorologia fez alerta: chuvas intensas vão continuar na região. Prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp em Bauru informa que uma massa de ar quente e úmido, mantém o Tempo instável sobre o estado de São Paulo, com sol entre períodos de nuvens e com pancadas de chuva isoladas, típicas do verão. As pancadas devem continuar nos próximos dias, principalmente entre a tarde e noite, algumas tendo forte intensidade. Temperaturas em elevação.
Ainda segundo o Ipmet, na sexta-feira uma frente fria chega ao estado de São Paulo no decorrer do dia de quinta-feira, aumentando a nebulosidade e provocando áreas de chuvas isoladas com trovoadas, rajadas de ventos e descargas elétricas.
“Na sexta-feira, esse sistema associa-se à formação de um centro de baixa pressão no oceano, na altura do litoral Sul do Brasil, mantendo o dia encoberto e chuvoso no estado. Temperaturas com declínio.” Veja abaixo vídeo divulgado por moradfores.