Marília

Codem empossa diretoria e defende desenvolvimento com transparência

Codem empossa diretoria e defende desenvolvimento com transparência

O Codem (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília) fez na quinta-feira a posse da nova diretoria que terá à frente do órgão o empresário, professor e pesquisador Carlos Francisco Bitencourt Jorge, atual vice-presidente da Associação Comercial e de Inovação na cidade.

Ele vai substituir Adriano Luiz Martins, presidente da Acim, que comandou o conselho desde sua implantação e coordenou projetos inovadores na cidade.

Também tomaram posse a vice-presidente Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Pesquisa e Ações Comunitárias na Unimar, e o secretário, Rangel Pietraroia Filho.

“O Codem visa conduzir a cidade para se tornar uma referência global em qualidade de vida, prosperidade e inclusão social”, defendeu Adriano Luiz Martins em seu depoimento sobre o mandato.

Carlos Bittencourt Jorge afirmou que o conselho segue com a missão de unir esforços de sociedade civil e governo para planejar e construir um conjunto de metas para promover o desenvolvimento sustentável.

“Vamos continuar o comprometimento do Codem com a transparência, a ética, a legalidade e a impessoalidade”, ressaltou.

O mandato será de dois anos, sem direito a reeleição. Adriano Luiz Martins assumiu oficialmente em julho de 2020, inicialmente de forma provisória, e depois com mandato adaptado também em função da pandemia de Covid-19.

De acordo com Carlos Francisco Bitencourt Jorge algumas câmaras técnicas trocarão de coordenadores. “Para esta função pode haver a continuidade por mais uma gestão, e devemos ter a troca de algumas delas, por questões profissionais”, comentou ao explicar o modelo de gestão do conselho de Marília.

O Codem já provocou na cidade iniciativas como lei que obriga a prefeitura a apresentar metas de gestão com detalhes dos investimentos, além da integração de profissionais, dirigentes, técnicos e público de diferentes setores divididos em câmaras setoriais e grupos de trabalho.

A primeira diretoria tinha ainda Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente do Hospital Unimar, como vice-presidente, e o empresário e arquiteto Luís Eduardo Diaz como secretário.

 “O Poder Executivo tem muito interesse no sucesso do Codem, em todos os sentidos, pois, são especialistas discutindo, debatendo e estudando alternativas de desenvolvimento para a cidade num todo”, falou o prefeito Daniel Alonso no evento.

 “Feliz a cidade que pode contar com um grupo de especialistas de diversas frentes de desenvolvimento, estudando como melhorar a qualidade de vida da população”, defendeu o vereador Marcos Custódio, que falou em nome do Poder Legislativo.