A Peugeot apresentou o 508 renovado, uma família que conta com sedan e station wagon. É uma pequena reestilização que traz como destaque a nova logo da marca.
A linha foi lançada em 2018 e, desde então, não havia passado por mudanças estilísticas no conjunto visual. A dianteira concentrou a maior parte das mudanças/ Ambos têm um novo sistema de iluminação e adotaram faróis com prolongamento de três luzes de LEDs, um conjunto que reproduz a imagem de três garras de leão. O antigo design tinha iluminação que remetia a dentes de sabre – a mesma que está no 208. Ainda no capítulo dos faróis, as luzes são de LED do tipo matrix , tecnologia que permite um melhor controle adaptativo da iluminação, além de maior alcance. Para combinar, os faróis se tornaram mais estreitos, enquanto a grade foi ampliada e adotou visual tridimensional, uma solução bem mais ousada do que a anterior. O mesmo visual de três garras foi incorporado às lanternas traseiras.
A Peugeot destaca as tecnologias de auxílio à condução. A marca afirma que o modelo é um semi-autônomo de nível dois , classe que inclui controle adaptativo de cruzeiro – com parada e partida automática no trânsito e assistente de permanência em faixa. Há visão noturna , recurso que alerta o motorista caso sejam detectados animais, pedestres e ciclistas antes mesmo dos faróis iluminarem eles. Câmeras de alta definição passam a ser usadas no assistente de estacionamento.
A linha 508 será comercializada na Europa em três opções: Allure, GT e Peugeot Sport Engineered. A principal diferença estética fica por conta dos acabamentos externos das grades e também as rodas que podem variar de 17 a 20 polegadas, conforme a versão. Além disso, toda a linha passa a ser oferecida com três novas cores: branca Okenite White, cinza Titanium Grey e azul Eclipse Blue
Os novos 508 contam comprimento de 4,75 metros (sedan) e 4,79 m (station wagon). O entre-eixos de ambos mede 2,79 m, enquanto a largura é de 1,86 m. Quanto ao espaço para bagagens, o sedan comporta 487 litros e a perua chega a 530 l.
No interior, a novidade fica por conta do novo sistema de infoentretenimento, o PEUGEOT i-Connect Advanced, recurso que tem imagens exibidas através de tela central de alta definição de 10 polegadas. O visor é totalmente personalizável e tem várias janelas e atalhos. O sistema permite a configuração de até oito perfis memorizados que podem variar na exibição, funcionalidade e preferências. Há ainda conexão sem fio com o smartphone (com wi-fi).
O já conhecido painel de instrumentos i-Cockpit 100% digital de 12 polegadas permanece na linha, assim como os modos de condução (Electric, Eco, Hybrid, Normal, Sport, 4WD) e de configurações de suspensão (Normal, Sport e Comfort), de acordo com a motorização.
Por falar nisso, a gama de propulsores inclui duas novas versões híbridas recarregáveis. A menos potente tem tração dianteira e combina motor a combustão de 150 cv a um motor elétrico de 110 cv. Logo acima, há uma versão com propulsores convencional de 180 cv e um outro elétrico de 110 cv, cavalaria que chega a 225 cv combinados. O mais forte junta o motor a gasolina de 200 cv a dois propulsores elétricos: o primeiro rende 110 cv e, por sua vez, o segundo tem 112 cv, sendo instalado na traseira, o que funciona como um sistema de tração integral. É a única opção da top Peugeot Sport Engineered.
Na ala das versões puramente a combustão, temos três opções: 1.6 turbo de 218 cv – destinada exclusivamente para exportação de países da África, Oriente Médio e Ásia -, um 1.2 turbo de 130 cv, e, por fim, a 1.5 turbodiesel de 130 cv. Todos os motores citados são combinados com o câmbio automático de oito marchas .
De acordo com a marca, os bancos dianteiros foram desenhado com a ajuda da AGR, uma associação alemão de especialistas em ergonomia e saúde das costas. Os bancos também podem ser equipados com ajustes elétricos. O mais interessante é o sistema de massagem com oito diferentes programas de funcionamento .
Fonte: IG CARROS