A Honda resolveu criar uma versão de corrida do SUV CR-V, uma infernal criatura batizada de CR-V Hybrid Racer. O mais curioso é o tipo de preparação que a divisão de competição da Honda norte-americana adotou. O motor original não foi retrabalhado para render alguns cavalinhos extras em sua nova versão esportiva, este CR-V conta com motor central derivado da Fórmula Indy .
A equipe da Honda Performance Development (HPD) instalou um motor híbrido , acredite, da Fórmula Indy , um seis cilindros que rende até 800 cv. O Hybrid Racer trabalha com o 2.2 V6 bi-turbo que impulsionará carros de nomes como Helio Castroneves na temporada de 2023. O torque não foi revelado, e o combustível é Shell 100% renovável. O projeto aproveita o fato dos motores da Indy serem apenas da Honda e da Chevrolet para divulgar a tecnologia do fabricante japonês.
O conjunto visual é composto por uma carroceria de fibra de carbono, material bem mais leve e resistente em relação ao aço ou alumínio. A maioria das demais peças não são compartilhadas com o SUV de rua, talvez só os faróis e lanternas sejam os mesmos.
É a velha estratégia de manter parte do estilo do carro original, uma maneira de convencer os compradores do CR-V que a versão de corrida não está tão distante da de rua , embora tenha estrutura tubular e outros elementos que não fazem parte do SUV que você pode comprar nas concessionárias. Estão lá splitters inferiores, piso capaz de gerar efeito solo e um gigantesco aerofólio, tudo para dar todo o downforce que um superesportivo de pista merece – e requer.
Já o conjunto de rodas é de 20 polegadas na frente e atrás. São as medidas dos pneus que mudam de acordo com o eixo, sendo 285/35 na frente e 305/35 na traseira. Os freios, por sua vez, vêm da Brembo (de 15 polegadas de diâmetro na dianteira e 14 polegadas na traseira).
Internamente, tudo lembra os carros de competição como os da própria Fórmula Indy. Há apenas o essencial, contando com itens como bancos tipo concha, volante de corrida e gaiola de proteção , nada além disso, afinal, a regra das pistas é tirar peso. Falando nisso, ele ainda não foi divulgado.
Pintado nas cores azul e vermelha, CR-V Hybrid Racer só tem uma unidade e não será lançada no mercado. Seu uso será exclusivo da Honda em exibições e talvez para testes, já que a partir de 2024, a Indycar contará com sistemas de recuperação de energia em seus bólidos.
Aparições públicas do Honda CR-V Hybrid Racer
O Honda CR-V Hybrid Racer fará sua estreia pública de 3 a 5 de março no Firestone Grand Prix, prova de abertura da temporada da NTT INDYCAR SERIES, evento que será realizado em Saint Petersburg, Flórida.
O veículo exclusivo estará em exibição e fazendo demonstrações na pista em vários eventos da Indycar, incluindo o Acura Grand Prix de Long Beach (14 a 16 de abril); o Grande Prêmio da Indy para Crianças do Alabama (28 a 30 de abril); o Honda Indy 200 em Mid-Ohio (30 de junho a 2 de julho); o Honda Indy Toronto (14 a 16 de julho); o Big Machine Music City Grand Prix em Nashville (4 a 6 de agosto); o Grande Prêmio de Portland (1 a 3 de setembro); e o Grande Prêmio Firestone de Monterey , que encerra a temporada (8 a 10 de setembro).
Além dos fins de semana de corrida da Indycar, o CR-V Hybrid Racer fará aparições adicionais em eventos selecionados ao longo de 2023.
Especificações do Honda CR-V Hybrid Racer
Motor
Motor Honda HI23TT 2.2 litros V6 biturbo Turbocompressores Borg Warner EFR7163 Unidade de controle do motor McLaren Applied Technologies Tag 400i Acelerador de porta controlado por drive-by-wire Combustível de corrida Shell 100% renovável Unidade geradora de motor elétrico Empel ativada pelo motorista Sistema de armazenamento de energia de super capacitor Transmissão XTRAC de seis marchas; paddle shift assistido Mega-Line
Chassi e Carroceria
Chassi de tubo Chromoly
Nova carroceria Honda CR-V Hybrid de 6ª geração da linha de cintura para cima
Para-brisa do Honda CR-V Hybrid
Carroceria inferior de fibra de carbono personalizada e para-lamas alargados
Portas semi-cortadas tipo borboleta fornecem acesso para motorista e passageiro
Radiador adaptado por HPD direto do carro Dallara IR-18 Indy
Carroceria traseira em forma de concha para exibir o motor e o sistema de transmissão
Divisor dianteiro e asa traseira personalizados que produzem downforce
Suspensão
Suspensão dianteira do Acura NSX GT-3 Evo22 da HPD
Suspensão traseira adaptada do carro Dallara IR-18 Indy
Freios dianteiros Brembo 380mm do Acura NSX GT-3 Evo22
Freios traseiros personalizados Brembo 355mm adaptados à suspensão Dallara IR-18
Pneus Firestone Firehawk Indy 500 ultra-alto desempenho
Pneus dianteiros 285/35-20 e traseiros de enormes 305/35-20
Rodas de liga leve 2Elle Engineering 20×10.5 dianteiras e 20×11 traseiras
Fonte: IG CARROS