Os SUVs se tornaram os queridinhos do mercado automotivo global nos últimos anos, e há modelos para todos os gostos. Para os que gostam de pelo menos um visual mais off-road , a Chery apresentou o Traveller na China, que promete ser um SUV “hardcore” .
A inspiração visual não foge muito dos SUVs quadradões e mais brutos como Land Rover Defender , Mercedes Classe G , Ford Bronco e até o futuro Kia EV9 , que já tem uma pegada urbana. Visualmente, dá a impressão de ser uma opção interessante para encarar um bom passeio em estradas pesadas.
Comercializado sobre a marca Jetour, que tem a função de desenvolver veículos para um público mais jovem e “descolado”, o Traveller é equipado com motores híbridos plug-in e parte de 149.800 yuan, o equivalente a R$ 113.034 , um valor bem acessível se comparado com o Bronco Sport e Defender .
O design do Traveller se destaca pelo visual quadradão, pelos apliques plásticos pela base da carroceria e pelos arcos de rodas bem pronunciados, reforçando a ideia de resistência e robustez . Na traseira, a semelhança com o Defender é bem clara, e o principal destaque é o compartimento para o estepe, que é bem grande, por sinal.
O design é assinado pelo turco Hakan Saracoglu, você pode não saber quem é, mas provavelmente conhece sua obra. Ex-funcionário da Porsche, Saracoglu trabalhou em projetos como o Porsche Cayman e o 918 Spyder . Carros que desfilam um design muito original, diga-se de passagem.
Um detalhe interessante de design são os LEDs do farol dianteiro do SUV, um arranjo que dá um ar de futurista, assim como os faróis auxiliares posicionados no para-choque. A grade conta com a inscrição ‘JETOUR’ iluminada, uma letra em cada “gomo”, um detalhe que lembra um pouco o Jeep Compass , por exemplo.
A motorização a gasolina irá combinar um motor 1.6 Turbo com um câmbio de dupla embreagem de sete velocidades, ou então um um propulsor 2.0 turbo com caixa automática de oito marchas. E também terá a versão híbrida plug-in , com motor 1.5 turbo, com o auxílio da eletricidade. Todas as versões irão oferecer tração integral.
Informações mais precisas não foram divulgadas. Segundo o portal Car News China, o modelo irá medir 4,80 metros de comprimento e 2,80 m de distância entre-eixos. Números típicos de SUV grande.
Durante o evento de apresentação na China, o modelo – batizado internamente de T-1 -, apareceu em uma apresentação ao lado de outros veículos (T1L, T-2/T-3 e P-2/P-3), indicando que haverá sim uma versão de carroceria longa do Traveller, provavelmente com sete lugares , e também outros derivados da “família”, inclusive uma picape .
Fonte: IG CARROS