Com a chegada da Nova Chevrolet Montana , a Fiat Strada resolveu apostar as suas fichas para se manter na liderança no segmento dos comerciais leves. Segundo a Fenabrave, a picape teve 6.837 unidades emplacadas , superando até mesmo os 6.084 unidades do Chevrolet Onix . Apesar de pertencerem a segmentos diferentes, o resultado mostra que o público tem preferido os utilitários.
Por isso mesmo, a Fiat resolveu reduzir os preços de todas as versões da Strada . Por outro lado, algumas das opções acabaram perdendo alguns itens que antes eram de série e agora passaram a ser oferecidos como opcionais.
É o caso da Freedom que perdeu o sensor de estacionamento traseiro e as rodas de liga leve de 15 polegadas. Os equipamentos passaram a ser oferecidos como opcionais em um pacote de R$ 2.100 batizado pela Fiat como Design Tech . Com isso, as configurações com Cabine Plus (simples) e Dupla, passam a custar R$ 103.990 e R$ 111.990, ante os R$ 108.990 e 108.990, nessa ordem (um desconto de R$ 5 mil e R$ 3 mil).
A versão de entrada Endurance , por sua vez, ficou R$ 2 mil mais em conta, passando a valer R$ 97.990 (antes, R$ 95.990) , mas não perdeu nenhum item de série. Quanto aos opcionais, ela passa a contar com o kit Comfort, pacote que traz vidros e travas elétricas, brake light, comando elétrico na tampa do combustível, fechadura elétrica da caçamba e alarme, sendo oferecido por R$ 1.750 . O Kit anterior se chamava Worker e trazia a mais protetor de cárter, ajuste do banco do motorista e capota marítima, equipamentos que custavam R$ 4.190.
A Volcano foi outra versão que perdeu itens, tais como câmera de ré, ar-condicionado digital automático, bancos de couro e carregador de smartphone sem fio. A versão 1.3 manual traz o pacote Volcano Plus, um pack que traz os itens acima e sai por R$ 3.500. Quanto ao modelo 1.3 automático, ele fica devendo o carregador wireless, mas inclui o apoio de braço central, sendo vendido por R$ 3 mil. Essas alterações reduziram o preço da Strada Volcano em R$ 5 mil: a versão manual custa R$ 110.990 e a automática, por sua vez, sai por R$ 117.990.
A topo de linha Ranch não perde itens de série e, mesmo assim, teve uma redução de R$ 2 mil no valor final, passando a custar R$ 125.990.
A Strada conta com dois motores e duas opções de câmbio. O 1.4 aspirado da versão Endurance rende 88/85 cv e 12,5/12,4 kgfm , e sempre vem com transmissão manual de cinco marchas. Já o 1.3 rende 107/98 cv e 13,7/13,2 kgfm , podendo ser associado ao câmbio automático CVT nas versões Volcano e Ranch.
Comparando as versões de entrada da Strada (Endurance) e da Montana (MT6), o páreo dá vitória à concorrente da Fiat na questão de preço. A primeira custa R$ 97.990 contra R$ 116.990 da concorrente. Por outro lado, esta defende com um motor mais potente, 1.2 turbo – a Fiat deve lançar o motor 1.0 turbo em breve -, um três cilindros que entrega 133/132 cv e torque de 21,4/19,4 kgfm, além de ter câmbio manual de seis marchas (a da Fiat tem cinco), e nível de equipamentos superior, uma lista que conta com 6 airbags, sistema de conectividade/proteção Onstar, sensor crepuscular, central multimídia Mylink 3 e protetor de caçamba.
Veja abaixo todas as versões com os preços atualizados da linha Strada
• Fiat Strada Endurance 1.4 CS: R$ 97.990
• Fiat Strada Freedom 1.3 CS: R$ 103.990
• Fiat Strada Freedom 1.3 CD: R$ 108.990
• Fiat Strada Volcano 1.3 CD: R$ 110.990
• Fiat Strada Volcano 1.3 AT CD: R$ 117.990
• Fiat Strada Ranch 1.3 AT CD: R$ 125.990
Fonte: IG CARROS