A Royal Enfield vem mantendo segredo sobre qual modelo vai lançar no mercado brasileiro, no entanto, o que se sabe é que três modelos estão confirmados para este ano. São eles: Hunter 350, Super Meteor 650, Scram 411. A empresa não adiantou qual será o próximo lançamento para abril, mas tudo leva a crer que seja a primeira moto citada.
A Hunter 350 , é considerada a motocicleta como porta de entrada para quem pretende ingressar na marca e, fora isso, na Índia, onde é fabricada, seu sucesso é notório. Em apenas seis meses após seu lançamento, em agosto de 2022, ela já atingiu a incrível marca de 100 mil unidades vendidas.
Focada num público mais jovem, a moto traz o mesmo motor monocilíndrico de 349 cm³ que é usado na linha 350 da Royal Enfield , leia-se Classic 350 e Meteor 350. No caso dessa última, já oferecida no Brasil, o propulsor é capaz de entregar 20,2 cv de potência a 6.100 rpm e 2,7 kgfm de torque a 4.000 rpm , ligado a um câmbio mecânico de 5 marchas.
Por aqui, falando em valores, o da Hunter 350 deverá custar menos que a Meteor 350 e a Classic. Só para se ter uma noção, seus preços no Brasil partem de R$ 20.490 e R$ 19.990, respectivamente. Se formos considerar estes valores, por aqui a novidade deverá custar pouco abaixo dos R$ 20 mil. Claro que tudo isso são suposições, mas que são previsíveis considerando o nosso mercado.
Confirmada para o segundo semestre na América Latina está a Scram 411 , que conta com motor monocilíndrico refrigerado a ar de 411 cc , injeção de combustível, 4 tempos, SOHC. Esta unidade tem desempenho máximo de 24,3 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 3,36 kgfm a 4.000-4.500 rpm , o que garante uma entrega suave e um forte torque final que eleva o desempenho geral.
Outro lançamento será a Super Meteor 650 , que até o momento está prevista para chegar somente no segundo semestre, mas o suspense da marca é tamanho, que os planos podem ter sofrido alterações. No mercado indiano, a Super Meteor 650 é a moto mais cara da Royal Enfield, então, chegando ao Brasil deve superar a casa dos R$ 30 mil.
Seu motor tem dois cilindros (4 válvulas por cilindro e comando único no cabeçote) de 648 cm3, refrigeração a ar e auxílio de radiador de óleo. São 47 cv a 7.100 rpm e 5,4 kgfm a 5.250 rpm. Ligado ao propulsor, está uma transmissão de 6 marchas.
Esse motor já é utilizado no Brasil na Interceptor 650 , que é fabricada em Manaus (AM) com peças importadas. Vale lembrar que no exterior, a ordem de lançamento foi a seguinte: Scram 411, Hunter 350 e Super Meteor 650.
Fonte: IG CARROS